Com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (07), a campanha de vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde e fará busca de crianças não vacinadas nas creches e escolas das redes pública e privada.
LEIA TAMBÉM
A campanha segue até o dia 25 de outubro e visa vacinar de forma seletiva, isto é, com avaliação da situação vacinal e imunização conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Com a tríplice-viral, que também protege contra a caxumba e rubéola, a intenção é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. Durante a vacinação será feita também a atualização da caderneta, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das erupções na pele e até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.
LEIA MAIS
+Lidas