Sarahah: conheça o app secreto que está causando polêmica na internet

Publicado em 01/08/2017, às 15h59

Por Redação

Em poucos dias, o Sarahah já se tornou febre mundial. O aplicativo está no topo da lista dos mais baixados na Apple Store do Brasil e dos Estados Unidos. Para aparelhos Android, já foram mais de 1 milhão de downloads. Mas, afinal, do que se trata o app?

Como funciona o Sarahah

Após baixar o aplicativo, o usuário cria o seu perfil e a partir dai pode enviar mensagens de forma anônima aos outros perfis, além de também receber mensagens anônimas.

É possível encontrar amigos procurando pelo nome, enviar as mensagens, mas não ser reconhecido por eles.

A ideia é que sejam trocados elogios e críticas construtivas entre pessoas conhecidas e até mesmo desconhecidas, como forma de aumentar a autoestima, compartilhar palavras de apoio e superação, promovendo o bem-estar do outro, etc.

Quem recebe a mensagem não sabe quem a enviou e também não pode respondê-la, pois não há essa opção no aplicativo. Isso é o que diferencia o Sarahah de outras iniciativas anteriores no mesmo molde, como os já conhecidos Curious.cat e o Ask.fm.

O aplicativo foi lançado em fevereiro deste ano e, inicialmente, bombou apenas no Oriente Médio e no norte da África. Desde a semana passada, porém, o Sarahah se tornou o novo queridinho dos países ocidentais, aumentando demais a procura por ele.

Uso errado do app

Embora o projeto tenha sido desenvolvido mesmo para estimular a troca de elogios e a positividade entre pessoas do mundo todo, há quem utilize o Sarahah propositalmente de forma errada. promovendo exatamente o contrário da intenção de seu criador.

Já surgiram relatos de pessoas que receberam comentários agressivos e hostis em seus perfis o que vai totalmente contra a proposta do app. A maioria deles eram de cunho racista ou homofóbico.

Esse é um dos problemas causados pelo anonimato garantido pelo app. Como as mensagens não revelarão seus autores, muitas pessoas aproveitam para destratar até mesmo quem nunca viram na vida.

Além de erradas, tais ações podem criar um efeito reverso ao desejado, aumentando casos de depressão e baixa autoestima.

Privacidade e polêmicas

Polêmica envolvendo aplicativos que utilizam publicações anônimas na internet já são bem conhecidas pelos usuários de rede sociais.

Em 2014, o app Secret surgiu também com a premissa de compartilhas pequenas mensagens de texto e fotos, além de comentar as postagens de outros participantes de forma anônima.

Em pouco tempo, o “poder publicar anônimo” se tornou um problema, também com insultas, agressões e tantos outros tipos de atitudes ruins para atingir outros perfis. A situação tomou grandes proporções a foi preciso uma intervenção da Justiça,  que suspendeu o uso do aplicativo, ordenando o encerramento de suas atividades.

Resta saber se apesar de popular, Sarahah acabará causando mais problemas do que boas reações. É esperado que o app seja um tanto menos polêmico que o citado Secret, afinal, ele não permite respostas. Outro ponto para ficar de olho é que sites, aplicativos e sistemas que utilizam a ideia do anônimo acabam se tornando alvos de hackers, que adoram revelar todas as informações contidas.

Assim, quem deseja experimentar o Sarahah deve manter o cuidado de seguir a ideia original do aplicativo, bloquear qualquer tipo de conteúdo agressivo ou ruim que, ocasionalmente, venha receber. Além de usar o app ciente de que se as informações vazarem de alguma forma, seu nome poderá ser exposto, afinal, em se tratando de internet, a privacidade ainda é uma grande questão.


Gostou? Compartilhe