O Santos emitiu nota oficial no fim da tarde desta segunda-feira para criticar a revista-pôster da equipe como campeã da Copa do Brasil, que está sendo vendida em bancas de São Paulo pela Editora Escala. O clube fez questão de afirmar que não tem contrato com a editora que vai tomar as "providências cabíveis"
"O Santos esclarece que não tem contrato de licenciamento com a Editora Escala para uso de imagens de qualquer tipo, como foto de jogadores e escudo do clube. Sendo assim, o clube tomará as providências cabíveis", diz a breve nota.
Sobre a reclamação e ameaça do Santos, a editora se manifestou dizendo que o produto lançado é um material editorial, informativo. A "É um direito da imprensa noticiar fatos e informar. E também um direito fazê-lo sem necessidade de prévia autorização, pois isso configuraria censura prévia. Foi por este motivo que o Santos Futebol Clube não foi consultado", explicou.
A revista traz imagens da primeira partida da decisão entre Santos e Palmeiras, disputada no último dia 25, na Vila Belmiro, com vitória dos donos da casa por 1 a 0. São fotos da celebração do gol de Gabriel, que deu a vitória aos santistas, do técnico Dorival Júnior e das estrelas do time, como o meia Lucas Lima, o atacante Ricardo Oliveira e o volante Renato. Os três atuaram naquela partida.
Além disso, a revista do "Santos campeão da Copa do Brasil 2015" traz ainda cenas da festa que os torcedores do Santos fizeram na chegada da equipe ao estádio, o nome de todos os jogadores do elenco e três gritos da torcida santista.
O material acaba acirrando ainda mais a rivalidade entre os clubes. No primeiro jogo da decisão, vencido pelo time santista por 1 a 0, os palmeirenses deixaram o gramado reclamando muito da arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira e de alguns jogadores adversários, em especial Ricardo Oliveira e Lucas Lima.
A decisão da Copa do Brasil está aberta. Uma vitória simples do Palmeiras leva a final para os pênaltis. O Santos joga pelo empate. Se perder de dois ou mais gols de diferença, dá Palmeiras.
A reportagem do Estado entrou em contato com a editora Escala, que explicou o motivo da publicação do pôster: "O material em questão, "Revista Pôster Futebol Show - Copa do Brasil 2015 - Santos um time campeão", é uma homenagem ao time do Santos e a sua história de conquistas. Já fizemos o do Corinthians, este sim cravando o time como campeão do Brasileiro de 2015, e estamos preparados pra lançar o do Palmeiras. O fato de ter vencido a primeira partida da final foi o que motivou a Revista Pôster do Santos saísse antes. Por isso, o material do Palmeiras ainda não está nas bancas". A nota foi assinada por Paulo Sapata, gerente de marketing e comunicação da editora.
LEIA MAIS
+Lidas