Alagoas

Samu Alagoas inicia protocolos de práticas avançadas para enfermeiros

Ascom Samu Alagoas | 02/09/24 - 17h58
Foto: Arnaldo Santtos/Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas deu início, no domingo (1º), aos protocolos de práticas avançadas do enfermeiro - Suporte Intermediário de Vida (SIV), o que representa um marco significativo para a Enfermagem no Estado. O reconhecimento do SIV pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é um avanço que fortalece a categoria, e destaca a importância do enfermeiro intervencionista no atendimento pré-hospitalar, quando as decisões rápidas e o raciocínio clínico são cruciais.

Esses protocolos, que abordam desde urgências hipertensivas até crises convulsivas e obstrução de vias aéreas por corpo estranho, foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir a segurança e a humanização no atendimento de urgências.

A enfermeira Juliana Tenório, coordenadora de enfermagem do Samu, destaca que a implementação dessas práticas avançadas representa uma melhoria fundamental na atuação dos enfermeiros. "Agora, temos ainda mais respaldo para executar intervenções críticas com agilidade e precisão, mantendo sempre o compromisso com a vida e a ética profissional", salientou.

O reconhecimento legal do exercício profissional do enfermeiro e a introdução dessas novas práticas refletem o compromisso com a excelência no atendimento.

Para a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió, essa iniciativa do Samu Alagoas é uma conquista para todos os profissionais de enfermagem. "Com o Suporte Intermediário de Vida, estamos capacitados para oferecer um cuidado ainda mais qualificado e seguro. Com isso, fortalecemos nossa atuação no campo do atendimento pré-hospitalar", destacou Beatriz Santana.

Além dos procedimentos operacionais padrão para emergências como paradas respiratórias e reações anafiláticas, o protocolo incluiu assistência ao parto iminente e identificação de morte óbvia por profissionais de enfermagem.

O enfermeiro Breitner Pereira Lima, coordenador do Serviço de Motolância, afirma que a inclusão do Suporte Intermediário de Vida é uma evolução necessária. "Ela nos permite intervir de maneira mais eficaz em situações críticas, reforçando a importância do trabalho em equipe e da liderança no dia a dia", frisou.

Essa nova fase do Samu Alagoas não só aprimora as competências dos profissionais de Enfermagem, mas também assegura que os pacientes recebam o melhor atendimento possível durante as emergências.

"A prática avançada de enfermagem no atendimento pré-hospitalar, é um passo fundamental para garantir que a população de Alagoas tenha acesso a um atendimento de excelência, com profissionais preparados para enfrentar os desafios mais complexos, com total responsabilidade e compromisso com a vida humana", destacou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.