Cuidar de quem cuida e ter um olhar especial para os servidores. Esses são os principais lemas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Alagoas (Samu/AL) durante a pandemia do novo coronavírus. E, com o intuito de zelar pela integridade física e bem estar dos servidores, a primeira etapa da vacinação dos profissionais das Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca foi concluída.
LEIA TAMBÉM
Para a imunização de todos os servidores, foram disponibilizados quatro dias de vacinação. No total foram 604 vacinados, sendo 260 na Central Arapiraca, e 344 na Central Maceió.
Segundo Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, todos os profissionais que trabalham nos prédios da Central de Maceió e Arapiraca foram imunizados durante esses quatro dias de campanha, seguindo o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
“Além dos nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que estão diariamente lutando na linha de frente contra o coronavírus, os técnicos de apoio também foram imunizados, como os que fazem a higienização das ambulâncias, na saúde ocupacional, e demais setores, que estão ligados diretamente no enfretamento à Covid 19. É dessa forma que cuidamos dos nossos colaboradores, e da família de cada um deles. Essa vacina veio para salvar vidas e nos ajudar no enfrentamento da pandemia”, salientou a supervisora geral.
Entre os profissionais que foram imunizados nessa quarta-feira (27), último dia de vacinação na Central Maceió, está a enfermeira Claudeane Nascimento, socorrista do Samu desde 2004. Ela foi uma das profissionais da linha de frente da pandemia e que acabou contraindo a Covid-19.
“Eu fui vítima dessa doença em abril do ano passado, precisei ficar internada. A Covid-19 é uma doença muito séria, fiquei muito debilitada, com aproximadamente 50% do meu pulmão comprometido, mas, tive uma boa recuperação e hoje estou aqui para contar essa história”, relatou a enfermeira.
Claudeane Nascimento reforça a importância que tem a vacinação nesse combate à pandemia do novo coronavírus. “Essa vacina é a única ferramenta que nós temos para combater esse vírus. Então eu deixo aqui o meu pedido para que toda a população que faz parte do grupo prioritário vá se vacinar quando chegar o momento. A Covid-19 é letal e é essa vacina que vai salvar vidas”, finalizou.
Atendimentos Covid-19 – Os socorristas do Samu Alagoas que estão trabalhando na linha de frente da Covid-19, desde março de 2020, fizeram o atendimento de 5.975 pacientes com suspeita ou que testaram positivo para o novo coronavírus. Os atendimentos foram realizados nas ocorrências primárias (com o paciente sendo atendido dentro de casa, por exemplo), e nos transportes feitos entre unidades de saúde de todo o Estado.
LEIA MAIS
+Lidas