Saiba quais são as atividades do Lazer na Praça deste domingo

Publicado em 05/09/2015, às 07h51
Imagem Saiba quais são as atividades do Lazer na Praça deste domingo

Por Redação

Lazer na Praça vai de 8h às 14, neste domingo, na Praça Centenário, no Farol (Crédito: Secom Maceió)

Lazer na Praça vai de 8h às 14, neste domingo, na Praça Centenário, no Farol (Crédito: Secom Maceió)


2007-Lazer-na-Praça-6-meses-PF-0075-1024x682



Foto: Pei Fon/Secom Maceió


A previsão de céu ensolarado vai contribuir, neste domingo (6), com o Lazer na Praça do Centenário, no Farol, de 8h às 14h, para uma manhã de aprendizado e divertimento. Três grandes parceiros vão movimentar a Centenário por acreditarem na organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em estimular os maceioenses a frequentarem a praça.

“Além da parceria com a GVT para liberação de internet, nesta edição teremos as equipes do Bike Anjo e Centenário Boards para ensinar a pedalar e ficar no longboard. Vamos contar também com várias apresentações, exposições e vendas de mudas numa programação que encerra a IV Semana do Biólogo do Cesmac”, detalhou o titular da Semel, Antônio Moura.

A partir de 9h, a equipe da Semel vai realizar momentos de alongamento, ginástica, laboral e muito exercício físico. Outra atração é a venda de alimentos na feira orgânica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – verduras, frutas, mel, tapioca e beiju compõem a banca de gêneros alimentícios que serão vendidos –, tudo sem agrotóxico.  Para segurança de todos, a pista em frente à Praça, no sentido Tabuleiro do Martins – Centro é bloqueada por uma equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o que possibilita a prática de atividades físicas e esportes radicais. Ficou curioso? Não crie desculpas. Aproveite com a família e chame os amigos. Participe!

Na prancha

Também às 9h tem início o projeto Centenário Boards de aulas gratuitas de como subir, remar e manter o equilíbrio no longboard. “Quinta-feira é o aniversário de mês da ideia coletiva que gerou nosso projeto, que não é nosso, mas de todo mundo. É só trazer a prancha do long ou skate e fazer parte da galera que apostou e hoje vê tudo caminhado para ampliação. E curtir. Curtir muito”, adianta um dos idealizadores, Mario Martins.

Foto: Divulgação/Centenário Boards

Foto: Divulgação/Centenário Boards


Para quem não tem prancha, mas ficou interessado, lá vão estar disponíveis duas pranchas do board: a idade mínima é de 12 anos desde que acompanhada da supervisão dos pais. Com esse despertar coletivo, o grupo já atuou na Praça Marechal Deodoro, no Centro, e planeja crescer. Mais informações podem ser vistas na página do projeto ou pelo telefone 98179-7984.

Na bicicleta

Ensinar outras pessoas ou simplesmente aprender a pedalar pode ser o programa ideal deste domingo. Instrutores do Bike Anjo marcam presença em ação gratuita e convidam a todos para vencer as próprias inseguranças e sair pedalando. Parece audacioso? Pois não se preocupe: idosos, crianças e adolescentes com idades variadas fazem parte da coleção de vitórias pessoais que Juliana Agra, coordenadora do Bike Anjo, viu de perto. “Todos podem pedalar e com isso em mente já ajudamos muitas pessoas. Fazemos um cadastro rápido e quem não tem bicicleta pode usar uma das nossas. Quem já tem, traga a sua. Se  quer ajudar, basta entrar em contato conosco para fortalecer o grupo e aumentar o número de ciclistas em Maceió”, disse Agra. Serão vendidas camisetas do projeto, plaquinhas criativas e adesivos, além de oficina manutenção de bicicletas e orientações defensivas no trânsito. Saiba mais informações aqui e pelo número 98833-9071.

Foto: Divulgação/Bike Anjo

Foto: Divulgação/Bike Anjo


Exposições

Para encerrar a IV Semana do Biólogo do Cesmac, com comemoração do profissional no dia 3, a organização do evento levará para a Centenário uma série de exposições. De 9h até 13h, o maceioense vai poder conferir uma palestra educativa sobre o perigo da dengue com a mostra das fases (ovo, larva, pupa e adulto) do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Quem for à Praça vai poder observar e comprar orquídeas ou mudas de espécies típicas da Mata Atlântica – como o ipê amarelo – e também sair de lá com sabão ecológico.“Teremos uma oficina com técnicas de como plantar e conservar o próprio bonsai, seguida de apresentação”, disse Gerlane Joaquim, uma das alunas da comissão do evento.

Não é preciso muita coragem, mas quem for também vai poder ver cobras de perto em caixas de proteção devidamente lacradas para segurança de todos. Com destaque merecido à causa, integrantes do projeto Mutum de Alagoas vão explicar como estão se preparando para reintroduzir o mutum-de-Alagoas – ave típica na Mata Atlântica alagoana – em seu hábitat. Na oportunidade, serão esclarecidos os motivos da extinção dessa espécie na natureza e os motivos de luta pela preservação da ave. Saiba mais sobre a programação completa clicando aqui ou pelos telefones 98855-4104 ou 98135-2575.

Graciliano Ramos

Na parte alta, no Conjunto Graciliano Ramos, o lazer na rua fechada será retomado após o período de chuvas, com uma programação repleta de atividades.  Com apoio da Prefeitura, o espaço é reservado das 14h às 18h na Avenida E, com diferentes atividades promovidas pela Associação dos Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR) e pela Semel. Apresentações musicais com uma banda da região, zumba e capoeira, além de atividades como karatê, judô e xadrez, são algumas das atrações. A rua fechada, larga e completamente asfaltada, tem sido aproveitada por crianças e jovens que vão para o local com patins, bicicletas e patinetes.


Gostou? Compartilhe