Lazer na Praça vai de 8h às 14, neste domingo, na Praça Centenário, no Farol (Crédito: Secom Maceió)
A previsão de céu ensolarado vai contribuir, neste domingo (6), com o Lazer na Praça do Centenário, no Farol, de 8h às 14h, para uma manhã de aprendizado e divertimento. Três grandes parceiros vão movimentar a Centenário por acreditarem na organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em estimular os maceioenses a frequentarem a praça.
“Além da parceria com a GVT para liberação de internet, nesta edição teremos as equipes do Bike Anjo e Centenário Boards para ensinar a pedalar e ficar no longboard. Vamos contar também com várias apresentações, exposições e vendas de mudas numa programação que encerra a IV Semana do Biólogo do Cesmac”, detalhou o titular da Semel, Antônio Moura.
A partir de 9h, a equipe da Semel vai realizar momentos de alongamento, ginástica, laboral e muito exercício físico. Outra atração é a venda de alimentos na feira orgânica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – verduras, frutas, mel, tapioca e beiju compõem a banca de gêneros alimentícios que serão vendidos –, tudo sem agrotóxico. Para segurança de todos, a pista em frente à Praça, no sentido Tabuleiro do Martins – Centro é bloqueada por uma equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o que possibilita a prática de atividades físicas e esportes radicais. Ficou curioso? Não crie desculpas. Aproveite com a família e chame os amigos. Participe!
Na prancha
Também às 9h tem início o projeto Centenário Boards de aulas gratuitas de como subir, remar e manter o equilíbrio no longboard. “Quinta-feira é o aniversário de mês da ideia coletiva que gerou nosso projeto, que não é nosso, mas de todo mundo. É só trazer a prancha do long ou skate e fazer parte da galera que apostou e hoje vê tudo caminhado para ampliação. E curtir. Curtir muito”, adianta um dos idealizadores, Mario Martins.
Para quem não tem prancha, mas ficou interessado, lá vão estar disponíveis duas pranchas do board: a idade mínima é de 12 anos desde que acompanhada da supervisão dos pais. Com esse despertar coletivo, o grupo já atuou na Praça Marechal Deodoro, no Centro, e planeja crescer. Mais informações podem ser vistas na página do projeto ou pelo telefone 98179-7984.
Na bicicleta
Ensinar outras pessoas ou simplesmente aprender a pedalar pode ser o programa ideal deste domingo. Instrutores do Bike Anjo marcam presença em ação gratuita e convidam a todos para vencer as próprias inseguranças e sair pedalando. Parece audacioso? Pois não se preocupe: idosos, crianças e adolescentes com idades variadas fazem parte da coleção de vitórias pessoais que Juliana Agra, coordenadora do Bike Anjo, viu de perto. “Todos podem pedalar e com isso em mente já ajudamos muitas pessoas. Fazemos um cadastro rápido e quem não tem bicicleta pode usar uma das nossas. Quem já tem, traga a sua. Se quer ajudar, basta entrar em contato conosco para fortalecer o grupo e aumentar o número de ciclistas em Maceió”, disse Agra. Serão vendidas camisetas do projeto, plaquinhas criativas e adesivos, além de oficina manutenção de bicicletas e orientações defensivas no trânsito. Saiba mais informações aqui e pelo número 98833-9071.
Exposições
Para encerrar a IV Semana do Biólogo do Cesmac, com comemoração do profissional no dia 3, a organização do evento levará para a Centenário uma série de exposições. De 9h até 13h, o maceioense vai poder conferir uma palestra educativa sobre o perigo da dengue com a mostra das fases (ovo, larva, pupa e adulto) do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Quem for à Praça vai poder observar e comprar orquídeas ou mudas de espécies típicas da Mata Atlântica – como o ipê amarelo – e também sair de lá com sabão ecológico.“Teremos uma oficina com técnicas de como plantar e conservar o próprio bonsai, seguida de apresentação”, disse Gerlane Joaquim, uma das alunas da comissão do evento.
Não é preciso muita coragem, mas quem for também vai poder ver cobras de perto em caixas de proteção devidamente lacradas para segurança de todos. Com destaque merecido à causa, integrantes do projeto Mutum de Alagoas vão explicar como estão se preparando para reintroduzir o mutum-de-Alagoas – ave típica na Mata Atlântica alagoana – em seu hábitat. Na oportunidade, serão esclarecidos os motivos da extinção dessa espécie na natureza e os motivos de luta pela preservação da ave. Saiba mais sobre a programação completa clicando aqui ou pelos telefones 98855-4104 ou 98135-2575.
Graciliano Ramos
Na parte alta, no Conjunto Graciliano Ramos, o lazer na rua fechada será retomado após o período de chuvas, com uma programação repleta de atividades. Com apoio da Prefeitura, o espaço é reservado das 14h às 18h na Avenida E, com diferentes atividades promovidas pela Associação dos Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR) e pela Semel. Apresentações musicais com uma banda da região, zumba e capoeira, além de atividades como karatê, judô e xadrez, são algumas das atrações. A rua fechada, larga e completamente asfaltada, tem sido aproveitada por crianças e jovens que vão para o local com patins, bicicletas e patinetes.
LEIA MAIS
+Lidas