Saiba por que o WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos

Publicado em 01/08/2023, às 22h05
Reprodução
Reprodução

Por g1

Todo ano, o WhatsApp faz uma revisão dos sistemas operacionais (softwares) que serão compatíveis com o seu serviço e informa os novos requisitos de operação. Consequentemente, essa medida faz com que alguns aparelhos antigos deixem de ter o app de mensagens funcionando.

Embora possa ser assustador, esse é um procedimento normal e o WhatsApp diz que informa o usuário antes de perder o acesso total.

Atualmente, o serviço é compatível com os sistemas Android 4.1 ou superior, iPhones com iOS 12 ou superior e KaiOS 2.5.0 ou posterior.

Mas atenção: no caso do Android, a partir de 24 de outubro de 2023, o WhatsApp funcionará apenas em aparelhos com a versão 5.0 Lollipop e superior, deixando de operar no 4.1.

Por que isso acontece?

O WhatsApp explica que, anualmente, verifica os softwares Android e iOS (iPhone) mais antigos e com menos utilizadores.

Após fazer o levantamento, o aplicativo pode deixar de receber atualizações de segurança, o que é um problema para o usuário, já que a correção de falhas ocorre constantemente em qualquer aplicativo.

Além disso, sistemas operacionais antigos não terão capacidade para executar as novas funcionalidades que o WhatsApp ganhar.

Segundo a empresa, esse procedimento é normal no "setor tecnológico".

Como sei que o meu celular não é mais compatível?

Para saber se o seu celular deixará de ter o serviço funcionando, a empresa recomenda o usuário a entrar na Central de Ajuda do WhatsApp, onde tem uma nota informando os novos requisitos e a data que eles entrarão em vigor.

"Se deixarmos de prestar suporte para o seu sistema operativo, iremos enviar uma notificação algumas vezes no sentido de atualizar o dispositivo para continuar a utilizar o WhatsApp", explica o serviço.

Como verificar o sistema operacional

No Android, siga este passo a passo:

  1. Abra o app de "Configurações" do celular;
  2. Em seguida, toque em "Sobre o dispositivo" e, depois, "Versão do Android";
  3. Por fim, verifique a "Versão do Android".

No iPhone (iOS), siga este passo a passo:

  1. Toque no app "Ajustes";
  2. Depois, clique em "Geral" e "Atualização de Software";
  3. Em seguida, verifique a última versão instalada.

Gostou? Compartilhe