Saiba o que observar ao escolher uma creche

Publicado em 26/12/2016, às 16h45

Por Redação

Definir o estabelecimento onde deixar seu filho é uma tarefa muito difícil. Mas, ao verificar alguns aspectos específicos no local, você pode fazer sua escolha com mais tranquilidade. Confira nossas dicas.

Encontrar uma creche segura, com boa infraestrutura e atividades pedagógicas que preencham o tempo da garotada pode ser um desafio. Foi o que constatamos em um estudo recente que fizemos com dez estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro, com mensalidades que variavam de R$ 750 a R$ 3 mil. 

Vimos janelas sem telas de proteção em alguns estabelecimentos, material de limpeza guardado em local acessível às crianças, cômodos com paredes descascadas e evacuação dificultada pela presença de obstáculos espalhados por corredores e escadas. Portanto, se você estiver à procura de uma creche, fique bem atento. Veja a seguir o que você deve verificar ao visitar um local desse tipo.     

· Confirme se a instituição tem alvará e certificado do Corpo de Bombeiros. 

· As salas de aula devem ser bem iluminadas e contar com ventilação natural. Observe se elas possuem telas de proteção. 

· É indicado que os trocadores dos bebês tenham as bordas altas, o que reduz as chances de as crianças rolarem e caírem. Os berços devem, por lei, possuir um bom espaço entre eles para evitar que se choque com o movimento dos pimpolhos. 

· Os produtos de limpeza, assim como os medicamentos, devem estar em armários trancados ou longe do acesso dos pimpolhos.

· Verifique se os murais são presos com tachinhas e imãs. Embora pareçam inofensivos, podem causar um grave acidente. Eles podem se soltar e cair no chão. Assim, qualquer criança pode levar um deles à boca e se engasgar. 

· A rota de fuga em caso de incêndio ou pânico deve estar devidamente sinalizada e estar sem obstáculos, como itens de decoração e brinquedos. Procure por ela. 

· Certifique-se de que o estabelecimento possui extintores de incêndio bem sinalizados e acessíveis e iluminação de emergência nos corredores e nas escadas. 

· Veja se há fios elétricos soltos e fique de olho nas tomadas. O ideal é que obedeçam ao padrão brasileiro, de três pinos. Caso contrário, devem trazer tampa de proteção.

· Fique atento à limpeza e à organização das salas. Vale lembrar que as instalações sanitárias não devem ter comunicação direta com cozinha, lactário ou refeitório. 

· Questione sobre a rotina, as atividades oferecidas e os valores cobrados além da mensalidade. Algumas creches cobram à parte por aulas de balé e judô, e, até mesmo, pela alimentação.

· Pesquise na Internet sobre possíveis queixas quanto às creches pretendidas e peça referências a outros pais sobre esses locais. 

· Considere a localização da creche, que deve estar em área de fácil acesso para a família.

Gostou? Compartilhe