por Luan Paz
Acredite, essa pergunta é muito comum, sobretudo quando estamos iniciando no mundo da jardinagem: o que devo fazer quando a floração da minha orquídea acaba? Algumas pessoas até jogam a planta fora por acreditarem que não sairão mais flores. Algumas espécies florescem apenas uma vez ao ano e, se você é uma dessas pessoas que se desfazem ou que querem saber o que fazer então se liga nas dicas abaixo.
LEIA TAMBÉM
No geral, as orquídeas atravessam diferentes estágios até alcançarem sua floração, iniciando com a indução em períodos de temperaturas mais amenas, geralmente entre 17 a 21°C. Durante esta fase, suas hastes se desenvolvem e fortalecem, preparando-se para o desabrochar das flores. A medida que a temperatura aumenta, as flores começam a surgir e, dependendo dos cuidados dedicados em casa, podem perdurar em média por 3 meses ou até mais. É importante ressaltar que o momento exato da floração não é fixo, pois varia conforme o clima específico de cada região.
Mas o que fazer quando as flores caírem? O primeiro passo é cortar as hastes, deixando apenas cerca de 3 cm. Mas para isso é necessária uma boa ferramenta de corte, pode ser uma tesoura de poda ou uma tesoura comum que tiver em sua casa, desde que esteja afiada e não esmague a haste no momento do corte, procure esterilizar a tesoura antes de realizar o procedimento, para minimizar os riscos de contaminação da sua orquídea.
Não se preocupe quanto ao corte, pois assim, a sua orquídea poderá concentrar sua energia na geração de uma outra haste e, consequentemente, novas flores surgirão. O segundo passo é a paciência e carinho com sua planta. Continue com os cuidados básicos de iluminação, rega, ventilação e adubação para que ela cresça com toda sua beleza.
LEIA MAIS
+Lidas