por Luan Paz
Um dia você acorda, olha pra sua rosa do deserto e vê pequenos pontos brancos e pegajosos que se mexem, depois de um tempo vai tomando conta de toda a planta e as folhas começam a amarelar e cair, o caudex começa a murchar e apodrecer e você fica sem saber o que fazer e nem o que está acontecendo até que, depois te tanto procurar descobre o causador dos seus problemas: ela mesma, a cochonilha! E eu vou te mostrar um pouco mais sobre essa praga e trazer algumas técnicas que podem te ajudar a salvar as suas plantas.
LEIA TAMBÉM
As cochonilhas são pequenos insetos que, na maioria das vezes é coberto por uma substância cerosa e branca o que dá a impressão de manchas esbranquiçadas. São comuns nas rosas do deserto e, por deixarem um rastro açucarado nas folhas e caules atraem fungos conhecidos como Fumagina que formam uma película escura, diminuindo a produção de alimento das plantas. Os sintomas mais comuns da presença dessa praga na sua rosa do deserto é a queda das folhas e flores e, em casos mais severos elas podem morrer.
Mas não se preocupe, que nem tudo está perdido! Apesar dos estragos, o controle desse inseto é relativamente simples e o melhor é que você pode fazer isso utilizando materiais que provavelmente tenha em casa ou muito fáceis de obter. Vou te passar três receitas que podem ser utilizadas em outras plantas que você tenha em casa e estejam com o mesmo problema. E não esqueça de nos mandar suas dúvidas e sugestões, fotos dos seus jardins, suas plantas pelo Instagram @primavera.paisagismo, nos comentários ou no e-mail [email protected].
A primeira técnica é uma das mais fáceis, porém exige um pouco de cuidado e atenção: embeber álcool 70° em um algodão e ir fazendo a remoção manual dos insetos e limpando a planta com o álcool, após a retirada do inseto é indicado queimar o algodão ou descartá-lo com cuidado para não infestar outros locais.
O óleo de neem 100% natural também pode ser utilizado no controle dessa praga e também atua na prevenção de outros insetos que podem atacar a sua planta e você já encontra pronto para uso em lojas de paisagismo. Basta pulverizar o líquido sobre os insetos no início ou no fim do dia.
Uma mistura caseira poderosa contra cochonilha, pulgões e lagartas é a cebola batida com água. Para isso basta cortar 200 g de cebola sem casca e bater no liquidificador com 2 litros de água. Deixe descansar por 10 dias, após o descanso dilua o líquido em 1 L de água e borrife o composto sobre a planta.
+Lidas