Criado em Dubai, nos emirados árabes, o porcelanato líquido tem ganhado força na decoração pelo Brasil e em Maceió também. O revestimento de alta versatilidade se destaca pelas infinitas possibilidades de cores, reprodução de desenhos e texturas, além de não ter emendas nem rejuntes, com liso uniforme perfeito.
LEIA TAMBÉM
Mas, o que é o porcelanato líquido, afinal? Quem explica é o artista plástico e designer de pisos Halisson Bulandeira, que há mais de cinco anos cria e desenvolve técnicas artísticas usando o produto em Alagoas.
“Porcelanato líquido é o nome dado à resina epóxi própria para revestimentos, muito brilhante, resistente e de alto desempenho decorativo. Devido a sua forma líquida, ela se molda perfeitamente ao espaço, ficando completamente lisa e uniforme após secar, lembrando o porcelanato tradicional, porém sem os rejuntes”, diz o especialista.
Pioneiro na aplicação do porcelanato líquido no Estado, Halisson diz que o produto pode ser aplicado em todos os ambientes internos, inclusive áreas molhadas, como boxes de banheiro. O piso é impermeável, não acumula fungos ou bactérias e não é escorregadio.
Piso sobre piso
Com apenas um milímetro de espessura, o porcelanato líquido é também ideal para aplicação sobre pisos já existentes, sem necessidade de remoção do antigo revestimento, otimizando o tempo e o orçamento da obra.
“Para isso, o piso antigo precisa ser preparado com um primer, para corrigir imperfeições e receber o acabamento em porcelanato líquido. Esta é uma etapa muito importante e exige experiência do aplicador, para a perfeição do resultado final”, enfatiza Halisson.
Piso artístico
O designer de pisos conta que o revestimento possui diversas cores, inclusive com efeito metálico de ouro, prata e bronze. Mas, o grande destaque vai para o uso artístico do porcelanato líquido, seja em residências ou espaços comerciais.
A técnica é alcançada por manipulação do produto ou com a ajuda de impressão de alta definição, onde é possível aplicar imagens, desenhos, fotografias e até reprodução de materiais como pedras, madeira e texturas naturais, transformando o chão em verdadeiras obras de arte.
"Na manipulação, posso desde executar desenhos autorais, criar efeitos de texturas e também mosaicos com materiais diversos, como fiz com um lavabo cujo piso foi adornado por 15 mil moedas, cobertas com a resina transparente'’ conta o artista.
Já as imagens de alta impressão são adesivadas diretamente no primer e seladas por uma camada de porcelanato líquido transparente, que impermeabiliza e dá brilho, tornando o efeito final deslumbrante. "Com isso, é possível criar de tudo, de reprodução de texturas até os efeitos 3D, que brincam com a percepção espacial do ambiente. O limite é o que a imaginação alcançar”, diz o artista.
+Lidas