por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Um fato curioso aconteceu no mês de janeiro no emplacamento de motocicletas em Alagoas, uma cinquentinha emplacou três vezes mais que a campeã de sempre a Honda CG 160.
Enquanto o modelo da Honda emplacou 507 unidades a Shineray XY 50 emplacou 1.502 unidades. Confira o ranking:
Fonte: Fenabrave
Detalhe é que a maior parte desses modelos foram vendidos entre 2011 e 2013 e só agora emplacados. Considerando apenas as vendas realizadas em janeiro a Honda CG 160 segue imbatível. A marca também segue tendo a maior participação no mercado alagoano.
Obrigatoriedade emplacamento
A explicação dessa quantidade fora do comum de emplacamentos da Shineray XC 50 está no fato da exigência de emplacamentos das chamadas cinquentinhas. O prazo para regularização acabou em dezembro e a maior parte dos emplacamentos apareceu no mês de janeiro. O Detran Alagoas chegou até a fazer um mutirão para regularizar os veículos.
Para ter a cinquentinha regularizada é obrigatório o pagamento das taxas referentes ao 1° emplacamento, licenciamento e seguro obrigatório, que em média custa R$ 300.
O proprietário deve procurar um dos postos do Detran levando a nota fiscal do veículo, a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Além disso, deverá apresentar o veículo para realização de vistoria. Caso a nota fiscal do ciclomotor esteja em nome de terceiros, o proprietário deverá assinar uma declaração de procedência.
Além de regularizar o ciclomotor, o condutor também precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou ter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
Quem não fizer o emplacamento e não tiver a carteira ou autorização pode ter o veículo apreendido. Segundo o Detran-AL existem mais de 15 mil sendo utilizados no estado.
AUTOR(A)
Edson MouraLEIA MAIS
+Lidas