Bem diferente dos costumes do passado, quando as pessoas lavavam roupas no tanque e utilizavam ferro aquecido por brasa, hoje a máquina de lavar roupas e o ferro elétrico fazem parte do cotidiano dos alagoanos. Entretanto, o consumo de energia destes aparelhos representa um valor considerável na conta de luz. Para a modernidade não pesar no bolso, a Equatorial Energia Alagoas ensina como usar estes equipamentos de forma adequada.
LEIA TAMBÉM
Ferro de passar
-Para o uso adequado do ferro elétrico, o ideal é acumular o maior número de peças de roupa para ligar o ferro uma única vez;
-Deve-se começar a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas;
-Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tipo de tecido. Assim, é possível poupar energia e ainda evitar o risco de acidentes.
Máquina de lavar
-A máquina de lavar deve ser ligada apenas quando estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Isto vai ajudar a economizar energia e água;
-É necessário manter o filtro da máquina sempre limpo, pois se ficar entupido, passa a exigir mais do motor, aumentando o consumo de energia;
-Também é importante utilizar a dosagem correta de sabão, amaciante e alvejante indicada no equipamento, para não haver a necessidade de repetir a operação “enxaguar”.
O engenheiro eletricista da Equatorial, Edmilson Santos, lembra que algumas máquinas possibilitam a lavagem com água quente, porém elas gastam mais energia. “Se o consumidor tiver uma máquina mais moderna, é preferível que ele opte, sempre que possível, utilizar o modo com água fria, pois é uma forma de economizar na conta de luz sem abrir mão do conforto de utilizar o eletrodoméstico”, esclarece.
Edmilson orienta ainda que se o equipamento for antigo vale a pena investir em uma novo. “Na hora da compra, sempre escolha os eletrodomésticos que possuem o Selo Procel ou que são classificados na categoria “A” do Inmetro, pois são os mais eficientes e gastam menos energia. Mesmo que sejam um pouco mais caros, a diferença de preço normalmente se paga rapidamente pela economia mensal na fatura de energia”, declarou.
+Lidas