Para facilitar a comunicação e garantir mais agilidade no atendimento de ocorrências nas vias da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dispõe de uma central de atendimento que opera 24 horas, todos os dias da semana. Em caso de acidentes, o cidadão pode solicitar o apoio viário dos agentes do órgão ligando para o número 3315-3590.
LEIA TAMBÉM
Ao entrar em contato, o condutor deve informar o nome completo, CPF, telefone, local do acidente e as placas dos veículos envolvidos no sinistro. Após colher esses dados, agentes da SMTT são encaminhados ao local para executar o reordenamento do trânsito e realizar um levantamento de dados para a emissão do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).
Caso seja de interesse do condutor levar o acidente a julgamento, será necessário pegar o número do protocolo emitido no momento da colisão e esperar cinco dias úteis até que o boletim seja disponibilizado no sistema da SMTT. Depois deste tempo, o cidadão poderá imprimir o boletim pelo site de serviços do órgão e realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 161,93.
“Muitas vezes quando as pessoas se envolvem em acidentes elas não sabem como agir. Então, assim que ligam para a central de monitoramento, a primeira coisa que os agentes fazem é tentar acalmar e dar as orientações para que os envolvidos realizem os trâmites corretos, sem que prejudique o trânsito ou cause outros acidentes”, explica a agente de trânsito da SMTT, Camila Rodrigues.
É importante ressaltar que a SMTT só realiza o procedimento de Boletim de Acidente se ambas as partes estiverem no local. Em caso de evasão, o motorista deverá procurar a delegacia de acidentes de trânsito e registrar o sinistro.