por Luan Paz
A cada ano que passa vemos mais e mais casos de grandes tragédias ambientais, como as fortes chuvas e a consequente cheia dos rios no Rio Grande do Sul nos últimos dias, o que faz acender o alerta para a preservação do meio ambiente. Pensando nisso, trouxe para você um pouco sobre a importância da preservação das matas ciliares e como elas podem auxiliar na redução dos danos causados pelas atividades humanas nos ambientes naturais.
LEIA TAMBÉM
Primeiro ponto é entender o que são as matas ciliares. São florestas, ou outro tipo de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
As matas ciliares funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d’água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e consequentemente a fauna aquática e a população humana.
Na ausência desses “filtros naturais”, a água da chuva não percorre para o solo por causa da impermeabilidade e isso ocasiona enchentes nas cidades, sem contar que os sedimentos depositados na terra são assoreados, impedindo assim a fluidez da água no trajeto do rio. Isso leva a redução da dimensão nos grandes reservatórios urbanos e, consequentemente, da sua qualidade. Ou seja, a retirada dessa vegetação filtrante está diretamente relacionada com grandes problemas ambientais enfrentados hoje na maioria das cidades, sejam as enchentes devastadoras, ou a escassez de água pela redução dos reservatórios.
Melhor que qualquer outra estrutura, as árvores copadas protegem o solo dos impactos da chuva, depositam restos culturais (folhas, galhos, frutos e sementes) em sua superfície, protegendo-o dos impactos da chuva. Além disso, reciclam nutrientes e, com isso, recuperam solos degradados. Por possuir boa arquitetura para estruturar o solo, o sistema radicular das florestas evita, ainda, desmoronamentos ou deslizes de terra nas encostas.
+Lidas