O prefeito Rui Palmeira comemora o fortalecimento e melhoria da qualidade nutricional da merenda servida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Rui ressaltou que os resultados são frutos dos investimentos feitos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que dobrou o valor destinado pelo Governo Federal à alimentação escolar e tem primado pela formação de merendeiras.
LEIA TAMBÉM
A qualidade dos alimentos oferecidos na Rede Municipal de Ensino é reconhecida também fora da escola. Quatro merendeiras de Maceió foram classificadas para a etapa regional do 2º Concurso Nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
O prefeito cumprimentou as concorrentes e reafirmou que desde o início da gestão tem como prioridade o cuidado com os estudantes. “O reconhecimento ao trabalho dessas servidoras é gratificante. Temos um cuidado especial com a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos aos nossos alunos. A Coordenação de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino acompanha sistematicamente a produção da merenda nas escolas da rede, com o monitoramento de profissionais de nutrição e gastronomia, além de capacitações”, detalhou o prefeito.
Rui Palmeira observa que uma das condições levadas em consideração no concurso é a aquisição de alimentos saudáveis da agricultura familiar. “Essa prática, que valoriza a agricultura familiar e garante alimentos saudáveis é adotada pela Prefeitura de Maceió desde 2015, com a compra de produtos de cooperativas de agricultores. O convênio com a agricultura familiar prioriza o fornecimento dos alimentos por comunidades indígenas e quilombolas”, lembra.
O prefeito Rui Palmeira reafirma o compromisso com a oferta de merenda escolar de qualidade, lembrando que o concurso público da Educação ofereceu 100 vagas para merendeira (o) para suprir a carência na Semed.
Merendeiras classificadas
Foram classificadas as merendeiras Raquel Maria da Silva Vieira, da Escola Municipal Casa da Amizade, com a receita de escondidinho de tilápia com banana-comprida e arroz, Maria Cícera de Melo Silva, da Escola Municipal Leda Collor, com a receita de sopa cremosa de macaxeira, Erika Santos Cavalcante, da Escola Municipal São Sebastião, com a receita almôndega de inhame e frango e Martha dos Santos Lima, da Escola Municipal Padre Pinho, com a receita de escondidinho de charque e batata-doce ao creme de macaxeira.
Na etapa nacional, as 15 receitas finalistas serão degustadas por um júri composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chef de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Pnae.
LEIA MAIS
+Lidas