Termina no dia 31 deste mês o prazo para envio das propostas de mudanças dos nomes de ruas de Maceió dentro da Campanha Rua Legal. A oportunidade foi lançada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), no dia 5 de novembro deste ano, para denominar cerca de duas mil ruas da capital que ainda estão sem nome.
LEIA TAMBÉM
A intenção da Prefeitura de Maceió é a de que os próprios moradores possam escolher os nomes das ruas, com personagens ou qualquer ícone que tenham identificação com a comunidade. “Entendemos que os moradores conhecem a história dos bairros e eles mesmos podem contribuir com a escolha dos nomes para os logradouros”, informou o diretor de Informações e Geoprocessamento Territorial da Sedet, Tácio Rodrigues.
Para participar da Campanha Rua Legal, a comunidade deve mobilizar-se para escolher o nome da rua e coletar assinaturas dos moradores, a fim de legitimar a definição. “É importante que enviem um abaixo-assinado para a Secretaria, pois é com base nesse documento que iremos formalizar o nome”, explicou o diretor.
Além do abaixo-assinado, o representante da comunidade também deve enviar um resumo sobre a justificativa da escolha do nome, relação com o bairro e com os moradores da localidade.
De acordo com o Código de Edificações e Urbanismo de Maceió, as ruas não podem receber nomes de pessoas vivas nem que já sejam adotados em outras ruas. Também não se pode alterar nomes de ruas históricos ou tradicionais.
As sugestões dos moradores serão avaliadas por uma comissão formada por profissionais das áreas jurídica, de arquitetura e engenharia. Após a validação dos nomes, a relação será aprovada por meio de decreto expedido pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
A entrega do abaixo-assinado pode ser feita diretamente na Sedet ou pelo e-mail [email protected]. A Sedet fica localizada na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, no Farol (prédio da antiga SMCCU) e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.
A Sedet também disponibilizou os mapas dos bairros de Maceió no site, onde as ruas podem ser consultadas antes de escolher os nomes. Clique aqui e conheça os mapas dos bairros da capital.
LEIA MAIS
+Lidas