Ronda nos Bairros faz simulação na orla de Maceió

Publicado em 22/02/2018, às 15h30

Por Redação

O Programa Ronda nos Bairros, do Governo do Estado, lançado no Jacintinho no dia 04 de janeiro, realizou nesta quinta-feira (22) uma simulação de atuação na orla marítima de Maceió. Para o Coronel da Polícia Militar de Alagoas, Maxwell Santos, a simulação está funcionando como um termômetro para a implantação do programa naquela região.

“Nós estamos distribuindo as patrulhas no terreno como se o programa estivesse funcionando, para a gente ver e até medir como é que essas patrulhas vão agir nesse território e também como as pessoas percebem isso no território em que a gente está atuando”, disse o coronel.

O Programa Ronda nos Bairros envolve quatro eixos de atuação: o eixo de segurança de proximidade, de abordagem social e comunitária, de atenção especial a população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para a requalificação de espaços degradados de convivência mútua que estejam nos locais de ação.

Segundo o coronel Maxwell, “na orla marítima o trabalho é de prevenção ao crime violento contra o patrimônio, ou seja, o roubo de rua. O grande enfrentamento do ronda no bairro é justamente esse, o enfrentamento ao roubo de rua”. Com a atuação no Jacintinho há quase 60 dias, Maxwell informou à reportagem do TNH1 que as ocorrências naquela região estão sob controle, não houve registro de nenhum homicídio e as ocorrências que houve de furto foram interceptadas pelos agentes do Ronda no Bairro.

O comandante também destacou que os agentes do programa não são efetivos fixos. “O efetivo dele é o policial militar que através do serviço voluntário remunerado vende sua folga para o programa, assim como funciona no programa Força Tarefa de Segurança Pública”, disse.

* Estagiária sob a supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe