Em atualização sobre a situação dos rios no estado de Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou, na manhã deste domingo (09), que há necessidade especial de atenção para os rios São Miguel, Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba e Tatuamunha.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta da Semarh, com a previsão de chuva intercalada com períodos de tempo seco para as próximas 24 horas, faz-se necessário a continuidade da atenção para os rios do Estado de Alagoas.
Desde a tarde de sexta-feira (07), o rio São Miguel apresenta pontos de elevação e, segundo o monitoramento, há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios banhados, com atenção especial a São Miguel dos Campos;
Na região Norte, os rios Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba e Tatuamunha apresentam pontos de transbordamento desde a noite da sexta-feira (07) e ainda há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios banhados pelos respectivos rios.
Em contraponto, houve baixa no nível do rio Mundaú em União dos Palmares, Murici, Branquinha e São José da Laje na noite desse sábado (08). A tendência é de diminuição da vazão nas próximas horas, baixando o nível do rio também em Rio Largo, que encontra-se acima da cota de transbordamento.
m Marechal Deodoro, a Laguna Manguaba atingiu o pico de elevação durante o sábado (08), apresentando pontos de inundação, atingindo a cota de transbordamento. A tendência é de estabilização e posterior diminuição da cota do rio neste domingo.
A Laguna Mundaú também permanece elevando seu nível durante este domingo, apresentando pontos de inundação, atingindo a cota de transbordamento na estação do IMA desde a manhã do sábado (08), afetando os municípios banhados pela laguna, com ênfase nos bairros do entorno da laguna em Maceió.
Em Jacuípe, o nível do rio de mesmo nome permanece acima da cota de transbordamento e a tendência, nas próximas horas, é de diminuição de sua cota, porém com necessidade de monitoramento contínuo do município.
Já o rio Paraíba saiu da cota de transbordamento na manhã deste sábado (08) e mantém a tendência de diminuição de seu nível durante o domingo (09).
LEIA MAIS
+Lidas