Revista dá 17 motivos para provar que Alagoas é o "Caribe brasileiro"

Publicado em 30/03/2016, às 12h40

Por Redação

As praias alagoanas encantam pela cor do mar azul piscina e pelas areias claras. Não é à toa que a revista Abril fez uma matéria descrevendo 17 lugares que comprovam que "Alagoas é o Caribe brasileiro". A reportagem foi compartilhada nas redes sociais pelo Ministério do Turismo e gerou grande repercussão.

Veja agora as 17 provas de por que o estado de Alagoas é, mesmo, o Caribe brasileiro:

1. Maragogi

Um dos passeios inesquecíveis de Alagoas é mergulhar nas Galés de Maragogi, ao norte do Estado. Há quem faça um bate e volta de Maceió ou de Recife, mas a cidade, repleta de belíssimas praias, merece uma visita mais prolongada.

 Alagoas, Galés de Maragogi

2. Praia Antunes

Além das galés, Maragogi tem praias exuberantes, de água morna e cristalina – como a Praia Antunes. São perfeitas para crianças, pois quase não há ondas e o mar é muito raso na maré baixa.

 Piscinas naturais de Maragogi, Alagoas

3. Praia de Japaratinga

Pertinho de Maragogi, Japaratinga tem um centrinho agitado, com bares, restaurantes e lojas de artesanato, e praias como a da foto: repletas de coqueirais e com o mar de cor inesquecível.

 Praia Japaratinga, em Alagoas

4. Praia do Patacho

Uma das maiores estrelas de Alagoas é a praia do Patacho. Apesar de ser de fácil acesso, ela é quase deserta. Da praia, você vê um mar verde-água. E quando você está dentro da água, ela está totalmente transparente. A areia do fundo do mar é tão plana que é possível caminhar quilômetros para longe da costa quando a maré está baixa.

 Praia do Patacho. Na maré baixa é possível caminhar quilômetros

5. Praia Lage

Fica em Porto de Pedras, perto de São Miguel dos Milagres, é uma das mais desertas do litoral norte de Alagoas. Apesar de não ter tantas piscinas naturais como as suas vizinhas, a praia Lage é repleta de coqueiros, e por isso mesmo, ótima para caminhadas contemplativas.

 Quando a maré está baixa, a Praia de Lage, repleta de coqueiros, é boa para caminhadas

6. Praia de Porto da Rua

Uma das características do litoral alagoano são as praias rasas, que "secam" na maré baixa. Porto da Rua, praia de São Miguel dos Milagres, é assim. É possível acompanhar a maré subindo e aquele mar de cor verde-água tomando conta do horizonte, aos poucos, enquanto o dia acontece.

 Praia Porto da Rua em São Miguel dos Milagres (AL)

7. Praia do Toque

Outra estrela de São Miguel dos Milagres, a Praia do Toque tem uma das maiores piscinas naturais da região – e por isso, é possível enxergar, mesmo sem snorkel, várias espécies diferentes de peixes e outros animais marinhos passeando entre suas pernas.

 Jangada para passeio na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, Alagoas

8. São Miguel dos Milagres

Com suas praias quase desertas e suas vilas de pescadores, São Miguel é como um Caribe low profile, muito mais simplicidade e muito menos ostentação. Ali não tem resorts, não tem piscinas com bordas infinitas e não tem luxo. Mas tudo bem. Aliás, tudo ótimo. Um lugar lindão desses não precisa de extras – e fica muito mais acessível para quem não quer torrar um dinheirão de lua de mel numa viagem.

 Praia de São Miguel dos Milagres, Alagoas

9. Barra de Santo Antônio

É nesta cidadezinha perto de Maceió que fica uma das mais belas praias de Alagoas: a de Carro Quebrado, indefectível com suas falésias formadas por areias multicoloridas. Fique ligado: na maré alta, o mar encobre a pequena faixa de areia. Evite ir nestes horários.

 Praia de Carro Quebrado na Barra de Santo Antônio (AL)

10. Praia de Paripueira

É aqui que começam os bancos de corais que chegam até Recife, no Pernambuco. Essa característica faz da praia uma das mais tranquilas de Alagoas – a barreira protege os banhistas das ondas fortes.

 Praia de Paripueira, Maceió, Alagoas

11. Praia de Ipioca

Fica a 24 quilômetros do centro de Maceió. Tão perto que é possível pegar um ônibus de linha na capital alagoana e descer na praia de Ipioca. Enorme – e por isso mesmo quase desértica, – essa praia tem o mar tão esverdeado que fica quase impossível resistir a um banho. Para quem curte nadar no balanço calmo das ondas, a praia é ideal.

 Praia Ipioca, Maceió, Alagoas

12. Praia de Ponta Verde

A orla urbana de Maceió não deixa a desejar: uma das três praias mais conhecidas da cidade, Ponta Verde, é também uma das mais movimentadas.

 Praia Pajuçara Maceió

13. Praia de Pajuçara

Quase todas as praias de Alagoas têm jangadas para passeios nas piscinas naturais. Mas um dos pontos mais famosos é o da Pajuçara, na orla urbana de Maceió. Ali estão os maiores hotéis da cidade, e galpões enormes que exibem o artesanato produzido no Estado.

 Jangadas para passeios turísticos na Praia de Pajuçara, em Maceió.

14. Praia de Barra Nova

No trecho mais ao sul do litoral alagoano, o povoado de Barra Nova, às margens da Lagoa Manguaba, é repleto de restaurantes e bares rústicos, ideais para saborear caldos de maçunim e sururu, dois mariscos encontrados em abundância na região.

 Alagoas - praia de Barra Nova

15. Praia do Francês

Ao sul de Maceió, a estrela da cidade de Marechal Deodoro é a praia do Francês. A água é transparente e o mar agrada a todos: tanto quem curte uma calmaria quanto surfistas a fim de pegar boas ondas.

 Praia do Francês, Alagoas

16. Praia do Gunga

A mais famosa de Barra de São Miguel, ao sul de Alagoas, a praia do Gunga tem um cenário perfeito, desses de Caribe: a lagoa do Roteiro, as falésias com paredões coloridos e um imenso coqueiral logo atrás da faixa de areia.

 Praia do Gunga em Barra de São Miguel, Alagoas

17. Praia do Peba

No extremo sul do litoral alagoano, a praia do Peba fica em Piaçabuçu, em uma área de proteção ambiental – o que a torna ainda mais especial: ali é lugar de desova de tartarugas marinhas. As dunas dominam a paisagem por 22 quilômetros, até a foz do Rio São Francisco. Para chegar lá, é preciso contratar um bugue autorizado no Pontal do Peba.

 Piaçabuçu praia do Peba Alagoas

Veja a localização de cada praia:

Gostou? Compartilhe