Após as mudanças divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai acontecer em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. Faltando tão pouco tempo para as provas, uma revisão intensiva e alguns cuidados simples podem fazer bastante diferença para a sonhada aprovação.
LEIA TAMBÉM
Neste ano, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.
De acordo com a psicóloga Samyra Rebêlo, especialista em psicopedagogia, para que o estudante tenha uma preparação efetiva é necessário que desde o início faça uma sistematização dos estudos. "É essa organização que vai lhe dar propriedade e trazer mais tranquilidade na hora da prova, pois ele estará ciente do seu esforço e dedicação. A falta dessa segurança pode ser uma fonte de geração de ansiedade, que dá o "branco" na hora da prova, impedindo que ele acesse seus conhecimentos adquiridos", afirmou.
Tempo otimizado
Além dessa organização dos estudos, outro fator que tem impacto nos resultados do aluno é o equilíbrio das atividades. "Quando ele abre mão de muitas coisas para se dedicar completamente ao vestibular, isso também pode prejudicá-lo. O ideal é que dedique tempo para uma boa alimentação, noite de sono regular e exercícios físicos. O período de lazer é tão importante quanto os demais, pois ajuda a aliviar o estresse emocional bastante comum às vésperas das provas", acrescentou Samyra.
O aluno Pedro Vianna, que vai fazer o Enem pra valer pela primeira vez, conta que segue as recomendações. "Me sinto tranquilo e seguro. Minha preparação está sendo muito boa porque estou familiarizado com as provas do Enem, o colégio nos dá uma base sólida e estamos treinando desde o 1º ano, fazendo simulados e questões alinhadas com as exigências do exame. Também tento fazer atividade física pelo menos duas vezes por semana, jogo handebol e também saio com meus amigos e com a família. Ajuda a diminuir a intensidade do cansaço", revelou.
Trajeto e material para o dia da prova
Com uma programação intensa de estudos, é comum que muitos alunos se sintam pressionados e se prejudiquem com um nível alto de estresse. Uma recomendação importante e prática para evitar elevação da ansiedade é visitar o local da prova com antecedência para conhecer o caminho e calcular o tempo de percurso, não correndo o risco de se perder ou se atrasar justo no dia do Enem.
Também é importante separar com antecedência todo o material a ser usado no dia da prova: canetas, garrafinha de água e lanche, que pode ser um chocolate ou uma barrinha de cereal, por exemplo. Lanches com embalagens que façam muito barulho na sala e possam atrapalhar os demais devem ser deixados em casa.
Não consegui estudar todos os conteúdos. E agora?
Para aqueles que deixaram de estudar certos assuntos que estão no edital do Enem, a dica é não se desesperar e focar nos tópicos que já foram aprendidos anteriormente. "Minha recomendação é que o aluno fique tranquilo. Não é mais hora de recuperar o passado, por isso, ao invés de tentar estudar o que não se estudou ao longo do ano, ele deve focar nos conteúdos que tiver mais simpatia. Por exemplo, na disciplina de matemática, que tem peso importante, ele deve revisar os assuntos que tiver mais afinidade, relembrando o que foi aprendido antes", ensina Ernesto Stadtler, diretor do Colégio Contato, líder de aprovação em Alagoas.
Nesta reta final, o colégio vai realizar o Previsão 2017, uma revisão super intensiva para o Enem, que inclui aulões, simulados, laboratório de redação, assistência psicológica e plantão tira-dúvidas. Além do Plug-se, evento irreverente que acontece nas vésperas das provas mesclando conteúdo e performances divertidas, para ajudar o aluno a aliviar a pressão.
Nota 1000
"Com a revisão intensiva os estudantes terão a oportunidade de otimizar os estudos para conseguir êxito nas provas, o Previsão vem para dar mais confiança ao aluno. Teremos mais de mil questões respondidas com todo o conteúdo do Enem, aulões com professores daqui e outros convidados de fora do estado para dinamizar as aulas. Considerando a contextualidade das questões do Enem e sua característica multidisciplinar, faremos ainda um brainstorm de humanas e o "Redação nota 1000", com ideias de possíveis temas e correções", completou Stadtler.
O Previsão Contato 2017 começa no dia 02 de outubro, em Maceió, com atividades no período da manhã, tarde e noite, podendo o aluno escolher seu melhor horário. As inscrições para o Previsão podem ser feitas nas unidades do pré-vestibular Ponta-Verde e Farol. Para mais informações, os números para contato são 3336-2775 e 3327-6379.
+Lidas