Contextualizando

Resultado das urnas em 2024 coloca Paulo Dantas num patamar de disputa majoritária em 2026

Em 7 de Outubro de 2024 às 12:00

É incontestável a vitória do prefeito João Henrique Caldas (PL), ao ser reeleito em Maceió com 83,25% dos votos.

O seu partido, no entanto, não conseguiu eleger nenhum prefeito no interior, o que o deixa na dependência direta de alianças, especialmente com o PP do deputado federal Arthur Lira – que elegeu 27 prefeitos – se realmente tiver pretensões majoritárias em 2026.

Em termos de Estado, o governador Paulo Dantas (MDB) é quem tem muito a festejar: conseguiu eleger aliados em 78 das 102 prefeituras – 65 delas do seu MDB, que superou os 38 de quando o governador era Renan Calheiros Filho.

Para se ter ideia, dos 10 maiores colégios eleitorais de Alagoas somente em Rio Largo e Maceió o prefeito eleito não é da base aliada de Paulo Dantas.

No geral há 10 municípios com prefeitos eleitos pelo PP, entretanto fruto de parceria entre o governador e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Nesse contexto, o governador conseguiu fazer mais da metade dos votos do Estado através dos prefeitos que apoiou.

Necessário explicar que em Maceió a opção de Dantas era apoiar a candidatura do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD), eleito vereador neste domingo, porém os senadores Renans Calheiros – pai e filho – insistiram no nome do deputado federal Rafael Brito.

Pelo fato de Rui Palmeira ter sido duas vezes seguidas prefeito de Maceió, além do exercício dos mandatos de deputado estadual e deputado federal, a expectativa era por um resultado bem mais expressivo no embate com JHC.

Em síntese, Paulo Dantas se vê numa conjuntura em que a eleição de 2026 se avizinha e, como ele não pode mais concorrer à reeleição ao governo, para se manter na politica terá de concorrer a uma das duas vagas ao Senado ou então à Câmara dos Deputados.

Pelo cacife que demonstrou na eleição de 2024, o governador tem lastro político para pleitear o Senado daqui a dois anos em dobradinha com Renan Calheiros, que pretende disputar seu quinto mandato consecutivo de senador.

Gostou? Compartilhe