O restaurante canadense Runway 06 viralizou nas redes sociais após divulgar um vídeo em que mostra um suposto “crime gastronômico”. Na publicação uma chef aparentemente exagera no cozimento de um corte de carne premium. O vídeo, publicado em agosto de 2024, capturou o momento de preparo de um rib-eye, maturado a seco. Para os internautas, a carne passou do ponto. A publicação já acumula mais de 24 milhões de visualizações.
No vídeo, a chef inicia o processo com uma selagem caprichada, usando alho e tomilho, antes de finalizar o corte no forno. Até aí, tudo conforme o esperado para o prato que custa US$ 119 (aproximadamente R$ 700). O momento que chamou atenção foi a leitura do termômetro: uma temperatura interna de 183 graus Fahrenheit (83°C), que para muitos é sinônimo de “bem passado demais”. Segundo escalas padronizadas, no seu ponto médio, o interior da carne fica em cerca de 60ºC.
Os internautas encheram de comentários a publicação, criticando o preparo. "Ela cozinhou demais. Termômetro marcando 180?”, criticou um. Outro acrescentou: “Temperatura de 183 e subindo, Jesus Cristo!”
O vídeo acumulou mais de 24 milhões de visualizações, impulsionado pela polêmica em torno da cocção do bife. Contudo, representantes do Runway 06 defendem o preparo, alegando que o pedido específico do cliente era por um bife bem passado, esclarecendo assim a suposta “gafe” culinária.
“Sabemos que o debate entre malpassado e bem passado nunca terá fim”, disse o porta-voz do estabelecimento ao blogTO, “mas garantimos que todos os nossos pratos são preparados na hora e com o máximo de qualidade.”