A Praça Moleque Namorador, na Ponta Grossa, tradicional equipamento de convívio público, está passando por obras de revitalização. Os serviços são executados pela Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). As intervenções têm como objetivo restaurar e modernizar o espaço respeitando a história e o valor cultural da Praça. Obras também estão sendo executadas na Praça Alfredo Maia, localizada nas imediações da Moleque Namorador.
LEIA TAMBÉM
O projeto contempla a restauração da Moleque Namorador mantendo sua estrutura original, preservando o piso em pedra portuguesa e garantindo que o espaço continue a celebrar a cultura popular local. As obras na Praça Alfredo Maia reformularão todo o espaço, que será voltado para o lazer e a convivência.
José Ivo Teixeira, servidor público, é natural de Pernambuco, mas mora na Ponta Grossa há mais de 30 anos. Ele diz que está ansioso para o resultado das obras. “É uma das praças mais antigas de Maceió, tinha um Carnaval muito bom aqui. Então, estou bem animado para ver como vai ficar. Acho que vai resgatar toda a tradição da praça para a comunidade”, afirmou ele.
Os comerciantes da região também aguardam com otimismo a revitalização dos espaços. Seu Mário Jorge tem uma eletrônica em frente à Praça Moleque Namorador há 25 anos. “Sou da época em que tinha Carnaval aqui. Por isso, espero que fique muito bonito aqui como em outras praças de Maceió. Tenho meu negócio aqui e moro no Osman Loureiro. Lá na região, a Prefeitura tem feito um bom trabalho nas praças também”, contou.
Moleque Namorador - Localizada na Rua Paissandu, na Ponta Grossa, a praça homenageia Armando Veríssimo Ribeiro, o "Moleque Namorador", um dos maiores passistas de frevo de Alagoas e ícone do Carnaval de rua. A praça é um símbolo da resistência cultural e da tradição do frevo em Maceió. O espaço foi inaugurado em 1961 durante a gestão do prefeito Sandoval Caju.
“A gente está lidando com uma praça da década de 60, que tem um valor histórico cultural muito forte para a cidade, porque relembra uma das maiores figuras do nosso Carnaval. Todo este trabalho que a gestão do prefeito de JHC tem feito é de buscar resgatar essa história e trazer também os espaços de convivência de volta. Já a Praça Alfredo Maia está passando por uma transformação bem moderna”, disse Antonio Carvalho, diretor-presidente do Iplan.