LEIA TAMBÉM
Nesta terça-feira (04), os integrantes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e o juiz da 54ª Zona Eleitoral, designado como coordenador da propaganda eleitoral na Capital, Antonio Dória, se reuniram com representantes das emissoras de rádios e TVs alagoanas para discutir algumas questões referentes ao guia eleitoral, notificações de propaganda irregular e ao planejamento para o 2º turno.
Na reunião foram discutidos tópicos como o envio de ofícios inespecíficos aos veículos de comunicação, que deveriam ser apenas encaminhados para a emissora de rádio ou televisão geradora da propaganda irregular, mas são enviados para toda a imprensa.
A questão do tempo das inserções também foi levantada, que ocasionalmente excede o tempo permitido e atrapalha a programação do veículo com o direito de resposta, sendo decidido que o tempo utilizado é retirado das inserções da coligação do referente candidato, ficando assim meio a meio.
“Algumas coligações enviam o mesmo material, já retirado anteriormente por ser irregular, com o texto trocado e mantendo a mesma interpretação. A imprensa não dispõe do tempo para analisar o conteúdo previamente, já que são vários por dia, então requisitamos punição para a coligação referente, e não para o veículo que acaba transmitindo a mesma propaganda”, explicou um dos representantes.
“Quero fazer a reunião referente ao sorteio para o 2º turno o mais rápido possível, e estou sempre disponível para ouvir e colaborar com a imprensa”, diz o juiz da 54ª Zona Eleitoral e responsável pela propaganda eleitoral, Antonio Dória.
A expectativa é que a propaganda eleitoral gratuita, em Maceió, reinicie até a próxima sexta-feira. De acordo com a legislação, o início da veiculação pode se dar após 48h da publicação oficial dos eleitos pela Justiça Eleitoral. Neste segundo turno, a propaganda gratuita fica no ar até o dia 28 de outubro, sexta-feira que antecede o pleito.
+Lidas