Superar preconceitos, vencer estereótipos e despertar a autoestima de mulheres gordas. Foi com esse objetivo que a influenciadora digital e empresária Carol Melo, de 28 anos, se inscreveu na segunda edição do concurso Miss Glam Nacional Universo Plus Size 2023, na categoria Curvy, de manequim número 44. O concurso, que vai acontecer no dia 12 de novembro no Ceará, vai reunir candidatas de diversos estados do país e visa promover a representatividade através de “beleza, autoestima, glamour e sofisticação”. Os critérios de avaliação incluem postura e elegância, entrevistas e desfiles em traje de banho e traje típico.
LEIA TAMBÉM
Representando Alagoas, Carol Melo conta que teve o primeiro contato com esse universo quando participou e venceu um concurso estadual de miss em 2017. Desde então, sonhava representar o estado no âmbito nacional. “Trabalhei bastante tempo como modelo. Desde muito nova, escutei elogios à minha aparência e que levava jeito para modelar. Durante uma sessão de fotos, o fotógrafo me perguntou porque eu não tentava um concurso de miss. Apesar da vontade antiga, sempre achei que era algo impossível por não ser uma mulher magra. No entanto, ele me apresentou o Miss Plus Size e eu decidi participar”, disse a influencer.
A preparação para o concurso vai muito além dos cuidados com a beleza. Segundo a influencer, antes de se inscrever para o primeiro Miss, fez curso de modelo, de etiqueta e treinou muito o desfile em passarela. Agora que vai participar do primeiro concurso nacional, Carol conta que foi necessário também o treinamento em oratória.
“Tudo é muito novo pra mim, mas tenho me dedicado por esse objetivo. Contratei um profissional para melhorar minhas habilidades de oratória e tenho estudado. A preparação tem sido uma loucura nos últimos três meses, e agora, a quase um mês do concurso, estamos finalizando alguns detalhes. Uma outra novidade foi a fantasia artística que representa o nosso estado. Então teve pesquisa, procura de vestido e escolha de cabelo, maquiagem e acessórios. Foi um dos aspectos que mais me preocupou durante a preparação”, colocou Carol.
Autoestima e empoderamento - Quebrar paradigmas e inspirar mulheres plus size tem sido um propósito na jornada de Carol, que compartilha sua rotina, dicas de moda e beleza para os seus mais de 140 mil seguidores no Instagram (@carolmelooficial_). A representante de Alagoas acredita que o concurso mostra para as mulheres que o mundo da moda, da influência digital, a passarela e o palco do Mundo Miss não foram feitos apenas para mulheres magras, fazendo com que as mulheres gordas possam ter voz e vez.
“O Miss Plus Size diz sim para um lugar onde a sociedade sempre disse não. Através desses concursos, a gente mostra: eu sou gorda, não sou manequim 36, mas sou bonita, me cuido e sou capaz. Além da beleza, o título de miss é também sobre autoestima, empoderamento, respeito e diversidade”, acredita Carol.
Sobre a expectativa de representar o estado, a candidata ressalta a emoção e a honra de levar o nome de Alagoas com comprometimento, seriedade e dedicação. “Sei que estarei representando as alagoanas e quero levar essa mensagem de inspiração e empoderamento, assim como outras mulheres já me inspiraram tanto. É uma grande honra levar a beleza e a cultura de Alagoas, apresentando para o Brasil. Acredito que é do impacto na minha vida que consigo impactar a vida de outras pessoas também, então é com esse pensamento que vou embarcar nessa missão”, afirmou Carol.
LEIA MAIS
+Lidas