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Renault Alaskan a caminho: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confirma novidades

Em 7 de Fevereiro de 2023 às 16:00

Após a aprovação dos Conselhos de Administração do Renault Group e da Nissan Motor, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou hoje uma série de novas iniciativas para elevar sua parceria a um novo patamar.

Com objetivo de maximizar a criação de valor para todos os stakeholders da Aliança, este programa em três dimensões incluirá:

  • Projetos operacionais de forte criação de valor na América Latina, Índia e Europa;
  • Maior agilidade estratégica com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem se unir;
  • Reequilíbrio nas participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança.

Para a América Latina uma das novidades é a confirmação da picape Renault Alaskan

Novidades para América Latina

Os quatro projetos na América Latina incluem:

  • Uma nova picape desenvolvida pelo Renault Group e compartilhada com a Nissan na Argentina.
  • A colaboração bem-sucedida em torno da família existente da picape Nissan Frontier / Renault Alaskan vai continuar. O Renault Group vai produzir as picapes em Córdoba (Argentina) para o Renault Group e a Nissan.
  • No México, a Nissan vai produzir um novo modelo para o Renault Group. Um veículo Renault seria produzido no México pela primeira vez em 20 anos.
  • Além disso, a Nissan e o Renault Group comercializariam dois veículos elétricos comuns do segmento A, baseados na plataforma CMF-AEV.

Índia

Para a Índia e exportações, o Renault Group e a Nissan vão trabalhar de forma colaborativa em vários projetos de novos veículos – incluindo novos SUVs – compartilhados pelo Renault Group e a Nissan, bem como um novo carro da Nissan derivado do Renault Triber.

Além disso, da mesma forma como na América Latina, a Nissan e o Renault Group também estão considerando veículos elétricos comuns do segmento A.
Europa

Europa

  • O Renault Group e a Mitsubishi potencializariam os diferenciais do Renault Captur e do Renault Clio para desenvolver dois novos veículos com o ASX e Colt de nova geração, baseados na plataforma CMF-B.
  • Em 2026, o Renault Group vai lançar no mercado de veículos comerciais leves na Europa a FlexEVan, seu primeiro veículo a contar com a tecnologia Veículo Definido por Software, sendo compartilhado com a Nissan.
  • Para suas gamas de produtos para além de 2026, a Nissan e o Renault Group também vão estudar as possibilidades de trabalhar em colaboração na próxima geração de veículos elétricos do segmento C. Para garantir um tempo de recarga otimizado, a Nissan e o Renault Group continuariam a compartilhar tecnologias em seus veículos europeus, incluindo o uso potencial de uma arquitetura comum de 800 volts.

Estas iniciativas vão fortalecer compromissos anteriores, incluindo os planos para o futuro veículo elétrico compacto da Nissan (segmento B) baseado na plataforma CMF-BEV, que será produzido na planta ElectriCity do Renault Group na França, a partir de 2026.
Além dos veículos: parceria em distribuição, serviços pós-venda, infraestrutura de recarga e bateria

Na Europa, o escopo da parceria vai além dos veículos para cobrir o ciclo de vida: da distribuição ao fim de vida do veículo, passando pelo uso e reciclagem.

Distribuição, serviços pós-venda e financiamento das vendas: o Renault Group, a Nissan e a Mitsubishi Motors estão trabalhando em torno de oportunidades comuns na rede de distribuição para apoiar, aumentar a rentabilidade e reduzir os custos das concessionárias:
Aumentando o número de pontos de venda compartilhados nos mercados-chave.
Desenvolvendo estratégias comuns em veículos seminovos, serviços pós-venda e financiamento das vendas, aproveitando a forte presença da Mobilize Financial Services na Europa.

Infraestrutura de recarga de veículos elétricos: o Renault Group e a Nissan pensam em implementar infraestruturas de recarga em conjunto na Europa, nas concessionárias do Renault Group e da Nissan (charging@dealer).

Economia circular: o Renault Group e a Nissan pretendem escolher empresas parceiras comuns para a reciclagem de baterias em fim de vida e dos resíduos de produção.
Maior agilidade estratégica com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem se unir

Em relação à segunda dimensão da parceria, as três empresas da Aliança concordaram em explorar suas estratégias existentes em eletrificação e tecnologias de baixas emissões, investindo e trabalhando em conjunto em projetos próprios a cada empresa parceira, o que representaria um valor incremental para cada uma.

Estas iniciativas estratégicas ágeis são concebidas para fortalecer os planos de negócio das empresas-membro, principalmente o Nissan Ambition 2030 e o Renaulution, permitindo maximizar os compartilhamentos e oportunidades de investimento para atingir seus respectivos objetivos de crescimento sustentável e descarbonização.

Projetos operacionais de forte criação de valor

Um ano após ter definido o roadmap da Aliança para até 2030, as empresas anunciam novos projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, com o objetivo de entregar às empresas-membro da Aliança resultados mutuamente benéficos, de grande escala e tangíveis de acordo com três dimensões: mercados, veículos e tecnologias. Cada empresa se beneficiará destes projetos de criação de valor em médio prazo, realizando benefícios em curto prazo graças ao compartilhamento e otimização de custos.

Prazos para implantação

O Renault Group e a Nissan firmaram um acordo de princípio vinculativo para as transações mencionadas acima, com o objetivo de chegar a acordos definitivos até o fim do primeiro trimestre de 2023. As transações contempladas por estes acordos definitivos seriam submetidos a um número limitado de condições suspensivas – incluindo as aprovações regulamentares – e a finalização da transação deve ocorrer no quarto trimestre de 2023.

Este programa de grande abrangência abre caminho para a renovação e fortalecimento desta parceria de 24 anos, criando um novo espírito ágil e potencializando as tecnologias pioneiras das três empresas-membro da Aliança. Esta nova parceria vai criar ainda mais oportunidades de crescimento e ajudar a melhorar a eficiência operacional de cada empresa para inovar e se transformar no mercado automotivo e de novas mobilidades, que está em constante evolução.

Os detalhes do acordo de princípio foram anunciados durante uma coletiva de imprensa comum em Londres.

As áreas de colaboração consideradas incluem:

  • A intenção da Nissan de investir até 15% na Ampere, a unidade de negócios de veículos elétricos & software do Renault Group na Europa, com o objetivo de se tornar um investidor estratégico. Por meio deste projeto de investimento na Ampere, a Nissan poderá acelerar suas oportunidades de negócios para a Nissan na Europa.
  • A Mitsubishi Motors também considera investir na Ampere.
    A Nissan e a Mitsubishi Motors se tornariam clientes da Horse, uma iniciativa do Renault Group com o objetivo de aumentar os efeitos de escala e a cobertura do mercado para suas tecnologias de motores a combustão interna (ICE) e híbridos de baixas emissões.
  • Estas iniciativas complementariam as áreas de colaboração tecnológicas existentes, como as Baterias de Estado Totalmente Sólido (ASSB – All Solid-State Battery), o Veículo Definido por Software (SDV – Software-Defined Vehicle), os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e a condução autônoma.

Reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança

Como cada empresa da Aliança executa seus próprios planos de negócio, era importante implementar uma estrutura de participações cruzadas e modalidades de governança alinhadas aos objetivos desta nova parceria. Os acordos anteriores da aliança permitiram que as empresas implementassem suas estratégias respectivas durante os 24 últimos anos, mas agora é necessário um novo programa para permitir que as empresas-membro da Aliança se preparem melhor para as futuras oportunidades industriais.

O Renault Group e a Nissan, empresas-membro fundadoras da Aliança, concordaram em reequilibrar suas participações cruzadas e as modalidades de governança para garantir a eficiência de sua parceria e maximizar a criação de valor.

Um acordo de princípio vinculativo define as regras das novas diretrizes de governança e do reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan. As duas empresas preveem firmar um novo acordo até 31 de março de 2023, que substituirá os acordos atuais que regem a Aliança (ou seja, Restated Alliance Master Agreement, Alliance Equity Participation Agreement e Memorandum of Understanding, de 12 de março de 2019).

Este novo acordo entrará em vigor para um período inicial de 15 anos.

Reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan

A Nissan e o Renault Group teriam uma participação cruzada de 15%, com a obrigação tanto de manter como limitar suas participações.

O Renault Group transferiria 28,4% das ações da Nissan a uma fidúcia francesa, onde os direitos de voto seriam “neutralizados” para a maioria das decisões, com exceção de:
Eleição ou revogação dos administradores da Nissan nomeados pelo Renault Group, em que o fiduciário deverá votar de acordo com as diretivas do Renault Group;

Eleição ou revogação dos administradores que são nomeados pelo Comitê de Nomeação da Nissan, a não ser os candidatos do Renault Group, em que o fiduciário deverá votar em favor das decisões e das propostas do Comitê de Nomeação da Nissan; e
Propostas dos acionistas não apoiadas pelo Conselho de Administração da Nissan (em que o fiduciário deverá se abster).

O Renault Group continuaria se beneficiando plenamente dos direitos econômicos (dividendos e produtos de cessão de ações) associados às ações possuídas pela fidúcia até a venda destas ações. Esta transação não ocasionaria nenhuma depreciação nas demonstrações financeiras do Renault Group.

Após a transferência de 28,4% das ações da Nissan à fidúcia, a Nissan teria condições de exercer os direitos de voto atrelados à sua participação no Renault Group.
Os direitos de voto do Renault Group e da Nissan seriam limitados a 15% dos direitos de voto exercíveis. O Renault Group e a Nissan terão condições de exercer livremente seus direitos de voto até este limite.

O Renault Group daria instruções ao fiduciário para vender as ações da Nissan possuídas na fidúcia se isso for comercialmente razoável para o Grupo, mas não terá nenhuma obrigação de vender as ações em um prazo específico pré-determinado.

O Renault Group teria toda flexibilidade para vender as ações da Nissan mantidas na fidúcia, no âmbito de um processo organizado e estruturado com a Nissan, no qual a Nissan se beneficiaria de um direito de primeira oferta, em seu próprio benefício ou em benefício de um terceiro por ela designado.

Direitos de voto e governança

Em razão destas novas disposições, o acordo de governança firmado em 4 de fevereiro de 2016 entre o Renault Group e o Governo da França relativo à sua participação no Renault Group seria rescindido. Isso permitiria ao Governo Francês exercer livremente todos seus direitos de voto no Renault Group.

O Renault Group manteria o direito de nomear dois representantes para o Conselho de Administração da Nissan, e a Nissan manteria o direito de nomear dois representantes para o Conselho de Administração do Renault Group.

O Conselho Operacional da Aliança (Alliance Operating Board) continuaria sendo a instância de coordenação do Renault Group, da Nissan e da Mitsubishi Motors.

Com assessoria

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