O governador de Alagoas, Renan Filho, e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), se reuniram, na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio República dos Palmares, para avaliar a situação da Covid-19 e adotar novas medidas de enfrentamento à pandemia na capital, bem como em todo o Estado. Eles voltam a se reunir com as equipes técnicas nesta tarde, quando definirão e anunciarão as ações que serão tomadas.
LEIA TAMBÉM
“Nós vamos evitar, nesse primeiro momento, adotar medidas drásticas de fechamento da economia, mas vamos iniciar um processo de alerta para o cidadão e de intensificação de novas medidas para que a gente contenha o avanço da pandemia”, informou Renan Filho.
Ele adiantou que o Governo do Estado vai ampliar leitos e estuda suspender a realização de cirurgias eletivas para concentrar os esforços da rede de saúde no enfrentamento à pandemia.
“O Governo do Estado vai ampliar leitos e nós estamos alertando aos cidadãos que é fundamental que colaborem com as medidas de proteção individual para que os leitos ampliados possam atender as pessoas”, reforçou o governador. Outra questão que está sendo reavaliada é a volta às aulas na rede estadual.
“A tendência é que o Estado volte de maneira não presencial e recomende isso aos municípios também, justamente em virtude das dificuldades do momento”, revelou Renan Filho.
Além do governador e do prefeito de Maceió, participaram da reunião os secretários estadual e municipal de Saúde, Alexandre Ayres e Pedro Madeiro, respectivamente; os secretários de Estado da Educação, Fábio Guedes, e do Gabinete Civil, Fábio Farias; e o secretário de Governo do Município, Francisco Sales.
Com 66% dos leitos de UTI ocupados na capital, o prefeito de Maceió disse que a situação é de alerta. João Henrique Caldas afirmou que o fundamental, neste momento, é fortalecer o sistema de saúde.
“Essa foi uma reunião para fazermos um diagnóstico da real situação e do que nós podemos fazer para, conjuntamente, atuarmos a fim de mitigar, diminuir os impactos da pandemia e fortalecer também o nosso sistema de saúde. Teremos outra reunião prevista para as 15 horas para, a partir daí, finalizarmos concretamente as medidas que estaremos adotando”, adiantou JHC.
LEIA MAIS
+Lidas