Reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) toma posse em Brasília

Publicado em 21/01/2016, às 14h57

Por Redação

Tomou posse nesta terça-feira, 28, na sala de atos do Ministério da Educação, os reitor do Instituto Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Sérgio Teixeira Costa. Além dele, Cláudio Alex da Rocha, do Pará. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e do titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Feres.

Na cerimônia, Janine Ribeiro salientou que a rede de educação profissional e tecnológica, que cresceu imensamente – de 145 unidades em 2002 a 562 em 2013 – é testemunha da capacidade brasileira de preparar e habilitar o trabalhador. “Para as necessidades do país, não cabe mais exercer trabalho tecnológico e profissional que não satisfaça, é necessário mão de obra qualificada, essa é a tarefa essencial dos institutos”, afirmou o ministro.

Para Sérgio Teixeira Costa, reconduzido ao cargo de reitor do IFAL, o desafio atual é consolidar a expansão da rede. Ele aponta os números em Alagoas: “No início com quatro campi, saltamos para 15 e, de 4,5 mil estudantes, para 15 mil. A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é um dos maiores projetos que já existiram no Brasil, uma verdadeira revolução pela educação.”

Para a manutenção dessas conquistas, Janine lembrou as atuais dificuldades financeiras do país, já que se aguarda a liberação do orçamento para 2015. O ministro disse que se dirigia aos reitores “de colega para colega, educador em posição de gestão”, ratificando assim o norte dado à sua administração: “Temos que coibir o desperdício, a duplicação desnecessária de tarefas, os gastos desnecessários, ser exemplo de responsabilidade com a sociedade e com a coisa pública.”

Gostou? Compartilhe