Redes sociais e imagem corporal: impactos da era digital na autoimagem do adolescente

Publicado em 11/03/2024, às 10h53
Divulgação
Divulgação

Por Sheila Calheiros*

Como pai ou mãe, compreender e enfrentar os impactos das redes sociais no modo como seus filhos percebem a si mesmos tornou-se um desafio complexo e crucial na era digital em que vivemos.

Embora possa parecer uma afirmação radical, a verdade é que as redes sociais representam um universo à parte de informações, uma explosão incontrolável de fotos, vídeos, opiniões e discussões.

Dentro desse universo virtual, todos parecem ser lindos, plenos, ricos e felizes. As imagens projetadas nas redes sociais muitas vezes retratam uma realidade distorcida, onde o conceito de beleza e sucesso é moldado por padrões inatingíveis. Para uma criança, distinguir o que é real do que foi meticulosamente editado pode ser uma tarefa complexa. Infelizmente, essa inundação de fotos e vídeos pode ter um impacto sério no modo como os adolescentes se percebem no mundo, levando-os a acreditar que são inadequados.

Por isso, ao abordarmos o tema das redes sociais, é imperativo manter-se alerta e reconhecer que o seu uso não é completamente inofensivo. Contem comigo, queridos pais! Juntos, podemos enfrentar os desafios dessa era digital e orientar nossos filhos para uma relação mais saudável com as redes sociais. Vamos seguir juntos nessa jornada! Me conta lá no instagram: @psi.sheilacalheiros

* Sheila Calheiros é Psicóloga Infantojuvenil

Gostou? Compartilhe