A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reforçou, durante a manhã e a tarde desta sexta-feira (12), o atendimento presencial a pais e responsáveis que estavam com dúvidas ou dificuldades quanto à realização da pré-matrícula online da rede municipal. Técnicos do Setor de Matrículas, localizado na sede da pasta, no bairro Cambona, prestaram todo o auxílio necessário para que o processo da pré-matrícula pudesse ser realizado de maneira eficiente.
LEIA TAMBÉM
Segundo o coordenador geral de Informação e Avaliação da Semed, Ademir Oliveira, os pais estiveram o dia todo nesta sexta buscando mais informações. “A principal dúvida é sobre o preenchimento do formulário disponibilizado no site da Prefeitura. Basta preencher os dados dos pais, da criança, a série que a criança pretende cursar e até três opções de escolas”, reforçou.
Jadilma dos Santos, cuidadora de idosos, procurou a ajuda da Semed, pois teve dificuldades ao realizar o procedimento para a filha, que pretende ingressar na rede municipal de ensino este ano.
“Minha filha estudou ano passado na rede privada e, quando eu fui fazer a pré-matrícula, por ela não completar 12 anos até o dia 31 de março, ela teria que repetir a mesma série que cursou no ano passado. Mas vim até a Semed e resolvi o problema. O atendimento foi ótimo e muito rápido. Se fosse para dar uma nota, seria 10”, avaliou.
Sobre a pré-matrícula
A pré-matrícula para novos alunos da rede pública municipal de ensino começou na segunda-feira (08) e segue até este domingo (14). As inscrições podem ser feitas por meio do site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br) pelos pais ou responsáveis dos estudantes.
A divulgação do resultado estará disponível entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024. Após a confirmação, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola designada com os documentos exigidos para a efetivação da matrícula.
Ademir reitera a importância dos pais e responsáveis realizarem a pré-matrícula dentro do prazo, para assegurar que as crianças não fiquem fora da escola. “Caso os pais não consigam escolas próximas às suas residências, a Semed disponibiliza o transporte para atender o máximo de crianças possível”, lembrou.
Estão sendo ofertadas cerca de dez mil vagas no total, para a educação infantil (creche e pré-escola) e o ensino fundamental (primeiro ao nono ano).
Passo a passo
Os responsáveis precisam preencher o formulário de pré-matrícula com as seguintes informações:
1. Nome completo do estudante;
2. Data de nascimento;
3. Sexo;
4. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a conta de energia elétrica;
5. Telefone para contato;
6. Nome da mãe e do pai;
7. Nome do responsável legal;
8. CPF do responsável legal;
9. Declarar se é pessoa com deficiência;
10. Rede Escolar de origem;
11. Ano/ etapa/ período pretendido;
12. Escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado;
13. Selecionar até três opções de escola.
+Lidas