LEIA TAMBÉM
A redação é uma das tarefas mais temidas pelos estudantes na prova do Enem. Tendo como nota máxima 1000 pontos, é avaliada de acordo com cinco critérios: domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta, capacidade de organizar e relacionar informações, construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema exposto.
O texto deve ter o formato dissertativo-argumentativo, no máximo 30 linhas e ser coerente. Geralmente, os temas são atuais, de grande repercussão e relevantes para a sociedade. Para fazer uma boa redação, a principal dica da professora do Pré-Vestibular Contato Terezinha Alcântara é ter disciplina. “Normalmente o aluno pensa que pode "desenrolar" a redação. Mas, na verdade, é uma questão de técnica, treino e conhecimento. Se não se preparar, com disciplina desde o começo do ano, realmente não vai conseguir uma boa nota”, enfatiza.
Segundo ela, a prática é o melhor caminho para alcançar a nota máxima. “É muito importante que o aluno se prepare desde o começo do ano para estudar redação. Isso implica na leitura, na observação de mundo e nos estudos da sala de aula. É necessário ter um conhecimento global, estar atualizado em história, geografia, sociologia e literatura, pois são matérias essenciais para que ele consiga fazer um bom texto. E a prática é muito importante porque é a partir dela que se pode descobrir os pontos fracos e o que se pode fazer para melhorar”, destacou.
Notícias do dia
Terezinha Alcântara afirma que o estímulo para a escrita vem das leituras. Ela indica que os candidatos leiam jornais impressos, locais e nacionais, e revistas semanais e mensais. “Eu trabalho muito essa parte na sala de aula. A intenção é levar o aluno a refletir a realidade e, a partir disso, começamos a discutir várias questões”.
“O que eu gosto de falar para os meus alunos é: sempre tenha coragem e vontade de ler. Lá na frente eles vão perceber que o sucesso é produto de todo sacrifício que vão ter durante o ano. Desejo sempre uma boa sorte e empenho naquilo que fazem, isso é essencial”, finalizou.
Dicas rápidas
Selecionamos algumas dicas para te ajudar a alcançar nota máxima na redação. Confira:
Não se preocupe apenas com a ortografia;
Evite repetições;
Revise sua escrita;
Domine a pontuação (variedade de pontuação bem empregada);
Demonstre riqueza no vocabulário;
Utilize tom formal, fugindo dos recursos da oralidade;
Use corretamente os pronomes relativos (como, que, do qual, da qual, à qual, a quem, etc);
Respeite as normas de regência verbal e nominal, atentando-se ao emprego da crase, por exemplo;
Não fuja ao tema proposto;
Seja direto: não enrole para abordar o tema, pois isso facilita o desvio da discussão;
Empregue conhecimentos de outras áreas que sejam pertinentes à proposta de redação;
Demonstre sua opinião pessoal sobre o assunto, apoiando-a em fatos atuais ou referências teóricas como grandes pensadores ou até produções culturais de relevância;
Sintetize o que foi elaborado em uma proposta de solução voltada à problemática central do tema abordado. Seja claro e conciso;
Faça uma boa introdução, apresentando o assunto principal;
Siga ao máximo o padrão e estilo do texto dissertativo-argumentativo;
Evite ao máximo erros gramaticais graves (e tente revisar para evitar aqueles deslizes de caligrafia também);
Faça com que seu texto chame atenção de alguma forma. Sua redação pode ser aquela que conquista o avaliador, caso tenha um diferencial característico.
E então, vamos começar a praticar?
+Lidas