Polícia

Receita Federal apreende maconha e peixes vivos em operação realizada em Maceió

Ascom Receita Federal AL | 06/07/23 - 13h03

Na última quarta-feira (05), a Receita Federal, através de sua Inspetoria em Maceió, apreendeu, em operação de rotina realizada no Centro de Logística dos Correios, na parte alta da capital alagoana, 250g de maconha e peixes vivos transportados de forma irregular.  

A droga, já embalada para consumo, foi postada como “documento” em Manaus e tinha como destino uma pessoa física em Maceió. Após a operação, a maconha foi entregue às autoridades policiais competentes. 

Já os peixes vivos estavam embalados em sacos dentro de garrafas plásticas, eram advindos do Rio de Janeiro e seriam destinados para uma pessoa física. Após a operação, os peixes foram enviados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  

Tanto a maconha quanto os peixes foram detectados por meio de scanner e através do cão de faro, que compõe a Equipe K9.  

"Na busca de proteger a saúde e integridade dos cidadãos brasileiros, em um trabalho de rotina e fiscalização, a Receita Federal busca coibir o enriquecimento de organizações criminosas. Importante ressaltar que a circulação e comércio de entorpecentes ilícitos pelo País são proibidos e constituem crime".

Por meio da assessoria de comunicação, a empresa Correios também se manifestou sobre a operação. Leia na íntegra:

"Os Correios atuam em parceria com os órgãos responsáveis pela fiscalização, autuação e apreensão (tais como Receita Federal, Polícia Federal, Exército e Ibama) para prevenir a ocorrência de ilícitos por meio do serviço postal.

A empresa possui métodos de monitoramento que são aprimorados periodicamente, com base em informações apresentadas pelos órgãos de segurança. Muitas das operações de combate a ilícitos começam por meio do processo de fiscalização não-invasiva (raio-x) dos Correios. Esta foi uma delas e realizada de forma integrada entre as duas instituições".