O prazo para recadastramento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Maceió, que estão há mais de dois anos sem atualizar as informações do benefício, foi prorrogado e segue até o próximo dia 18. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua convocando as famílias que receberam a informação, via extrato de pagamento, para que regularizem a situação.
A prorrogação do prazo de recadastramento do Programa Bolsa Família foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As famílias convocadas para recadastrar o benefício e que perderem o prazo terão o benefício bloqueado por descumprimento desta condicionalidade. O processo de Atualização Cadastral do Programa 2015 vem sendo realizado pela Semas desde o mês de maio.
O coordenador Municipal do Cadastro Único em Maceió, Daniel Cavalcanti, reforça que mesmo com a prorrogação do prazo, as famílias não deixem para última hora para fazerem o recadastramento. “Ampliamos o número de atendimento nesta reta final do recadastramento para atender todas as famílias que precisam fazer a atualização cadastral. Mesmo com a prorrogação, é importante que o beneficiário que precisa fazer o recadastramento procure uma das nossas unidades e cumpra com a condicionalidade”, destacou.
A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, lembrou que os beneficiários podem conta, além da sede do Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), com a unidade descentralizada ou um dos pontos descentralizados da unidade, que atendem as demandas de alguns Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
“Desde a implantação dos pontos descentralizados do CadÚnico nos Cras e no Centro de Atendimento Socioassistencial [Casa], a gente vem recebendo um retorno bastante positivo dos usuários que, com essa implantação, não precisam descer da parte alta de Maceió, por exemplo, até o bairro do Poço. Ao mesmo tempo, a gente vem dialogando com os mesmos, para mantê-los informados sobre os nossos planos de expansão dessa descentralização”, disse Celiany.
O recadastramento pode ser feito na sede do Cadastro Único em Maceió (Rua Barão de Atalaia, 753, no Poço) e na Unidade Descentralizada do CadÚnico/Bolsa Família (Avenida Amazonas, 90, Prado – em frente a Praça da Faculdade) para todos os beneficiários do Bolsa Família ou nos postos descentralizados nos Cras Denisson Menezes (Av. Alice Caroline, 43. Na Vila Olímpica Lawthaney Perdigão. Vilage Campestre II.), Pitanguinha (Rua Cônego Tobias, s/n. Pitanguinha) e Sônia Sampaio (Rua Jarbas Andrade, 119. COHAB. Jacintinho), apenas para famílias referenciadas nas unidades.
Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: cartão do Bolsa Família; comprovante de residência do titular do cartão; último extrato de pagamento do Bolsa Família; Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque, certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família; além da Certidão de Nascimento, Cartão de Vacina (para crianças de 0 a 7 anos), Declaração da Escola (para menores com idade entre 6 e 17 anos) das crianças e adolescentes da família; e Declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.
Fonte: Secom Maceió
LEIA MAIS
+Lidas