Raro pássaro rosa é avistado no norte dos EUA pela 1ª vez após 178 anos

Publicado em 04/08/2023, às 14h04
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Revista Galileu

Pela primeira vez em quase 200 anos, um raro pássaro colhereiro-rosado (Platalea ajaja) foi avistado em Wisconsin, nos Estados Unidos. A ave aquática cor-de-rosa com um bico largo e achatado estava rondando perto da cidade de Green Bay, segundo informou em 1º de agosto a revista Smithsonian Mag.

A última vez que a espécie foi encontrada nessa região havia sido em 1845, no condado de Rock. Mas o animal estava morto, conforme conta o site local Green Bay Press-Gazette.

A primeira pessoa a ver o colhereiro-rosado no avistamento mais recente foi Logan Lasee, morador da área de Green Bay. Ele estava trabalhando como voluntário para ajudar a monitorar batuíras-melodiosas (Charadrius melodus), pequenas aves marrom-acinzentadas com patas amarelas brilhantes que estão ameaçadas de extinção.

Lasee dirigia quando pensou ter visto um "flash de rosa” com o canto do olho. Ao se aproximar, ele percebeu a possibilidade de estar diante de um pássaro raro e ligou para outros observadores de pássaros, incluindo um biólogo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

"Enquanto eu estava olhando para uma planície lamacenta, este pássaro estava na verdade saindo com um bando de gansos. Então comecei a ligar para as pessoas", relembra Lasee, ao site Fox 11 News.

Após especialistas confirmarem que se tratava de um colhereiro-rosado, possivelmente em idade jovem, observadores de pássaros locais e regionais se aglomeraram para avistar a espécie. “Encontrar pássaros como este é como uma caça ao tesouro”, afirma o observador de pássaros local Adam Sinkula. “[Estou] apenas absorvendo tudo. Aproveitando o momento e apreciando-o".

O avistamento do pássaro rosa ao norte é extremamente incomum. "Essa é uma ave litorânea muito grande, que normalmente é vista na parte sul dos Estados Unidos. Há colônias de reprodução no Texas, em Louisiana e Flórida. Então, para uma vir aqui, é muito raro”, conta Lasee.

Não se sabe como o colhereiro-rosado foi parar em Wisconsin. Contudo, os pássaros ocasionalmente acabam voando longe do curso. Este ano, o clima tempestuoso de seu habitat pode ter deslocado a ave rara para longe.

Recentemente, dois colhereiro-rosados também foram vistos em Washington, D.C., segundo o site Washingtonian. A dupla passou um tempo nos pântanos de Kenilworth Park & ​​Aquatic Gardens, na parte nordeste da cidade.

Daniel Rauch, biólogo da vida selvagem do departamento de energia e meio ambiente de D.C, disse ao site que os pássaros podem ter se movido para o norte por causa do vento e da chuva ou da competição por comida.

Além dos dois em Kenilworth, Rauch conta que alguns outros colhereiros foram vistos na área, incluindo no sul de Alexandria, perto de Dyke Marsh, e outro em um lago particular de uma pessoa no condado de Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia.

Gostou? Compartilhe