Uma descarga elétrica, provocada pela forte chuva que caiu em Maceió na noite de ontem (16), atingiu os transmissores do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), em Maceió, e deixou temporariamente fora do ar a Rádio Difusora de Alagoas, a Rádio Educativa e a TV Educativa.
LEIA TAMBÉM
Nesta quinta-feira, a capital alagoana registrou pancadas de chuva com relâmpagos, raios e trovões durante aproximadamente 30 minutos. Moradores chegaram a relatar que portas e janelas de vidro de suas casas tremeram com os estrondos e quedas de energia foram constantes. Ainda houve queda de árvore e ruas alagadas pela cidade.
A direção-geral do IZP informou que os técnicos, em trabalho conjunto com profissionais da empresa especializada contratada pelo veículo, trabalham para solucionar o problema para retomar a programação. A previsão é que as emissoras voltem ao ar ainda hoje.
Quadra chuvosa
Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a quadra chuvosa em Alagoas teve início na última quarta-feira (15) e as chuvas deste período devem ser maiores que a média.
Com início nesta segunda quinzena de abril, o período de chuvas deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. “A nossa previsão climática se mantém com chuvas além da normalidade em todo o Estado, e apesar de não termos este ano a influência de fenômenos como El Niño, ou La Niña, o que está favorecendo o aumento das chuvas são as condições do Oceano Atlântico. Ele está muito aquecido, desde a costa do continente Africano, até a costa do Nordeste brasileiro. Esse aquecimento favorece a ocorrência de chuvas”, explicou.
LEIA MAIS
+Lidas