Mutirão: rádios, prefeitura e Sesau no combate ao Aedes aegypt (Crédito: Reprodução)
A comunicação será a arma para combater o mosquito Aedes aegypti neste sábado, 12, em Arapiraca.
A Rádio Pajuçara FM Arapiraca, integrante do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), e mais 7 emissoras que atuam na cidade, integrarão uma rede de divulgação do mutirão organizado pela prefeitura do município e Secretaria de Estado da Saúde que promete vistoriar todos os bairros da cidade.
A previsão é de que 500 agentes comunitários de saúde e 130 agentes de endemias saiam às ruas de Arapiraca neste sábado.
Todas as rádios vão abrir suas programações matutinas, a partir das cinco horas da manhã, com entrevistas e flashes ao vivo em vários pontos da cidade, reforçando a mobilização no com bate ao mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya, três doenças que só crescem em Alagoas.
Na Rádio Pajuçara FM Arapiraca, além de flashes durante toda a pragramação, a emissora dedicará uma hora de sua programação, das 9h às 10h, com um programa especial sobre o mutirão, apresentado por Nick Marone. A transmissão você também poderá conferir aqui pelo Portal TNH1, ao vivo.
Veja o vídeo da campanha
Poder de polícia
O mutirão também recebeu o amparo do Poder Judiciário, uma vez que o juiz Alberto Almeida concedeu Mandado de Tutela Antecipada, autorizando agentes de saúde e auxiliares, bem como outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde, para adentrarem em mais de 4.500 imóveis e residências na cidade.
De acordo com a decisão do magistrado, a autorização tem validade no período das 7 às 18 horas deste sábado, em áreas de construção civil cercadas ou inacabadas e não habilitadas.
A autorização também vale para residências cujos moradores se negarem permitir o acesso dos agentes de saúde ou outros profissionais que irão atuar na força-tarefa de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti.
LEIA MAIS
+Lidas