A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta semana uma lista de aparelhos compatíveis com a rede móvel 5G. Depois do leilão, a expectativa é de o sinal comece a chegar para os consumidores finais até o meio do ano que vem. Entre os celulares homologados, estão os modelos mais recentes de iPhones, aparelhos da Xiaomi, Motorola e Samsung, além de alguns da Asus, Nokia, Realme e TCL. Ao todo, são 49 modelos.
LEIA TAMBÉM
Para não cair em ciladas, a Agência ressalta que a homologação é pré-requisito para uso e comercialização de produtos no Brasil. O consumidor deve ficar atento. A homologação é importante porque ela garante que os eletrônicos foram submetidos a testes que buscam impedir riscos, como superaquecimento, explosão, radiação ou interferências em outros sinais de comunicação, por exemplo.
Um produto não homologado é vendido por preços muito abaixo dos demais praticados no mercado, o que pode atrair o cliente, mas saiba que essa venda é ilegal. Para garantir que o seu aparelho não é ilegal, você deve checar a presença de um selo da Anatel ou número de certificação no corpo do celular, que também pode estar na caixa.
Com esse número de certificação, você pode conferir diversas informações sobre seu smartphone no Portal Mosaico da Anatel. Para acessá-lo, clique aqui. Na lista de aparelhos homologados, a Anatel informa que o modo de operação dos aparelhos é de 5G, e apenas três vão funcionar com o 5G DSS, que utiliza frequências usadas pelo 3G e pelo 4G. São eles: Samsung Galaxy Z Fold 2, Xiaomi Mi 10T e Xiaomi Mi 10T Pro. Confira abaixo os modelos homologados separados por marca:
Apple
Xiaomi
Samsung
Asus
Nokia
Motorola
Realme
TCL
LEIA MAIS
+Lidas