por Deisy Nascimento
No blog Meu Bichinho eu sempre trago curiosidades e outros assuntos ligados aos cães e gatos, animais criados de forma mais comum nos lares brasileiros. Mas, hoje vou falar do porquinho-da-índia, um bichinho muito fofinho e lindinho que está conquistando seu espaço entre as famílias alagoanas.
LEIA TAMBÉM
O porquinho-da-Índia é um animalzinho dócil, tímido, mas muito carinhoso. Ele que é um roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia. Mas, antes você precisa conhecer a sua origem, os hábitos e a rotina para cuidar desse animal.
Bem, apesar de ser chamado de porquinho, esse pequeno pet não é da família dos suínos. Como eu disse acima ele é um roedor da família Caviidae. Ahhh e ele não veio do país da Ásia Meridional – na verdade, esse animal é sul-americano. Curioso né?
Ele é originário dos Andes, na América do Sul e descende de uma espécie de preá, que era usado na alimentação de povos indígenas. Entretanto, com o passar do tempo esse animal saiu do cardápio dos andinos e foi para os lares de todo o mundo, por seu temperamento amigável.
Popularmente ele é conhecido por:
porco-da-Índia;
preá;
cuy;
cobaia;
sauiá-cobaia;
preá-do-reino;
coelho-da-Índia.
Katyuscia Fausto e suas filhas, a Maria Alice e a Maria Eduarda, compraram há quatro anos a porquinha-da-índia Mel e o machinho, o Tom. “Elas queriam muito um porquinho-da-índia aí quando foi no dia dos pais, em 2020, meu pai saiu com elas e comprou os bichinhos em um petshop do shopping. A pretinha é a fêmea e se chama Mel e o branco com marrom o macho se chama Tom. A outra é a Bela, filha dos dois, que o médico veterinário Isaac Albuquerque fez o parto dela. Nós amamos todos eles e cuidamos com todo carinho dos três”, disse.
De acordo com o médico veterinário Isaac Albuquerque, que é especializado em Animais Silvestres e Exóticos e integrante da SOS Selvagens, o porquinho-da-índia é tímido, sociável e dócil, seu peso é entre 700 gramas e um quilo e pode chegar a 25cm. Eles vivem oito anos em média, possuem hábitos diurnos, geralmente vivem bem em gaiolas, e cercadinhos. Comem ração extrusada específica para eles, feno, verduras de cor verde escuro, algumas frutas e legumes”, explicou.
Albuquerque acrescentou que a gestação de uma porquinha é de 60 dias, nascem em torno de cinco filhotes já peludos e com os olhos já abertos. “Gostaria de pontuar sobre a importância de levar o porquinho ao médico veterinário a cada seis meses para check-up preventivo. “O porquinho tem suas peculiaridades e se faz necessário que ele receba atendimento em um intervalo de tempo mais curto”, finalizou.
Atenção! A interação com o porquinho-da-Índia doméstico deve ser diária para que ele permaneça dócil e sociável. Portanto, brinque e dê muito carinho ao seu bichinho.
LEIA MAIS
+Lidas