O Poder Judiciário de Alagoas promove, em outubro, mais um curso voltado para pessoas que desejam adotar. A capacitação é para postulantes de Maceió, Penedo, Piaçabuçu, Coruripe, Igreja Nova, Junqueiro, Porto Real do Colégio e São Sebastião. As inscrições começam nesta segunda-feira (9) e vão até 24 de setembro, no site do Tribunal de Justiça (TJAL). Clique aqui.
LEIA TAMBÉM
As aulas on-line acontecerão pela plataforma Zoom, nos dias 5, 11, 19 e 26 de outubro, das 19h às 21h. O objetivo do curso é discutir os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção, contribuindo, dessa forma, na preparação dos pretendentes. A capacitação é uma das etapas exigidas para inclusão no Sistema Nacional de Adoção.
Serão abordados os seguintes assuntos: adoção tardia, apadrinhamento de crianças e adolescentes, entrega voluntária, perfil das crianças nas casas de acolhimento, implicações sociais da devolução de crianças e adolescentes antes ou depois da adoção, entre outros temas. A equipe de instrutores será formada por juízes, promotores, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.
"A adoção é um ato de amor, mas também um gesto de respeito ao próximo, de entender a conjuntura social. Você dá oportunidade para uma pessoa que está precisando de uma família", destacou a psicóloga Elaine Brandão, que integra a equipe multidisciplinar da Regional de Penedo.
O curso tem carga total de 16 horas. Os participantes que obtiverem frequência de 100% receberão certificado. A capacitação está sendo promovida pela equipe multidisciplinar da regional de Penedo e pela Vara da Infância e Juventude de Maceió.
Adoção Tardia
Em 2019, o Judiciário de Alagoas lançou a campanha "Adoções Possíveis", para incentivar a adoção tardia no estado. Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL, a Diretoria de Comunicação (Dicom) produziu vídeos de adolescentes que estão em unidades de acolhimento e desejam ter uma família. Veja aqui os depoimentos.
LEIA MAIS
+Lidas