A 123milhas e a HotMilhas devem R$ 105 milhões para as famílias Soares Madureira e Goulart, às quais pertencem os fundadores do negócio, os irmãos Ramiro Julio e Augusto Julio Soares Madureira, incluindo eles mesmos.
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De acordo com levantamento do DeltaFolha, núcleo de dados do jornal Folha de S.Paulo, o maior credor pessoa física da lista é o empresário Alexandre Ferreira Goulart, primo de primeiro grau de Augusto e Ramiro, que tem R$ 10,25 milhões a receber do grupo. A companhia entrou em recuperação judicial.
Alexandre é filho de Maria Luzia Goulart, tia por parte de mãe de Augusto e Ramiro. Maria Luiza também aparece entre as credoras, mas com um valor bem menor a receber: R$ 440 mil.
A mulher de Alexandre é a arquiteta Aline Rodrigues Santos Goulart, para quem a plataforma de turismo deve R$ 2,65 milhões.
Alexandre e Aline são donos de um negócio de perfumaria no interior mineiro, que inclui franquias do grupo O Boticário. Enquanto Aline tem um escritório de arquitetura e negócios imobiliários, Alexandre atua em negócios agropecuários e vem de uma família da indústria moveleira, dona da Lojas Goulart.
Nas redes sociais, Aline diz ter "20 anos de experiência em projetos comerciais e residenciais de alto padrão".
Proprietária do escritório AG Arquitetura e Design, que atua em Piumhi e em Escarpas do Lago, ambas em Minas Gerais, Aline foi procurada pela reportagem para comentar a sua ligação e a do marido com o negócio dos primos da 123milhas. Porém, Aline desligou a ligação assim que a reportagem se identificou.
Os Soares Madureira são de uma família tradicional de Piumhi. O sobrenome Soares está atrelado à mãe dos donos, já o Madureira vem do pai.
No lado materno, a família é dona de fazendas, distribuidoras de gasolina e lojas. A fortuna veio do avô materno, também Ramiro Julio -que hoje batiza uma rua no centro de Piumhi, cidade de 38 mil habitantes a 266 quilômetros de Belo Horizonte.
Levantamento do DeltaFolha mostra que a lista de credores do grupo -que envolve a plataforma de turismo 123milhas e o site de compra e venda de milhas Hotmilhas- soma R$ 2,304 bilhões e cerca de 700 mil nomes, entre pessoas físicas e jurídicas.
Este valor é R$ 4,8 milhões inferior ao apresentado pela empresa no seu pedido de recuperação judicial no último dia 29, de R$ 2,308 bilhões.
Procurada para explicar a diferença, a 123milhas respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que "questionamentos sobre valores e classificações dos créditos serão debatidas ao longo da recuperação judicial, observando o procedimento da Lei de Falência e Recuperação Judicial".
De acordo com a companhia, "qualquer valor ou classificação de crédito será considerado inquestionável somente após o trânsito em julgado de decisão judicial de eventuais habilitações, divergências ou impugnações de crédito".
A empresa não respondeu questionamentos a respeito da natureza das dívidas da companhia com parentes dos fundadores.
SÓ A HOLDING DOS DONOS TÊM R$ 82 MILHÕES A RECEBER - São cerca de R$ 17 milhões em dívidas trabalhistas, R$ 20 milhões junto a micro e pequenas empresas. A imensa maioria dos credores é de quirografários -sem garantia real de recebimento, que somam cerca de R$ 2,2 bilhões.
Entram nesta classe os consumidores que se sentiram lesados pelos pacotes e viagens adquiridos e não cumpridos, fornecedores como agências e operadores de turismo, hotéis, pousadas, além de bancos, empresas de mídia e plataformas digitais, como Google e Facebook.
Está na classe de quirografários a AMRM, holding de instituições não financeiras criada por Ramiro e Augusto em dezembro de 2022, como mostrou a Folha. Na lista geral de credores, a AMRM é a que tem o segundo maior valor a receber: R$ 82,07 milhões, só atrás do Banco do Brasil (R$ 97,1 milhões).
Na opinião do consultor André Pimentel, sócio da Performa Partners, é um sinal de que o negócio enfrentava dificuldades e já vinham ocorrendo operações entre os acionistas e a companhia, com o objetivo de fornecer liquidez ao grupo.
"É uma forma de garantir que essa liquidez fique protegida: em vez de fazer uma capitalização, emprestavam dinheiro", afirma.
Numa capitalização, segundo Pimentel, o aporte para a companhia é definitivo -não há a expectativa de o dinheiro voltar para o dono. "Mas, quando você faz um empréstimo, a empresa passa a dever a você", diz.
"Se eles acreditavam piamente que o negócio precisasse de dinheiro e a solução viria, poderiam ter feito uma capitalização. Colocar dinheiro por meio de dívida foi uma alternativa menos arriscada para os donos", afirma o consultor. Segundo ele, a criação da AMRM indica possível dificuldade financeira.
Pimentel destaca que, quando existem partes relacionadas na lista de credores, ou seja, os próprios donos, essas pessoas perdem o direito de voto em uma assembleia de credores na sua respectiva classe, para impedir um voto "enviesado".
"Companhias desse porte, mesmo sem capital aberto, já deveriam estar sujeitas à obrigatoriedade de ter seus resultados auditados", diz o consultor. "É um negócio que tomou uma proporção muito grande, prejudicou muitos consumidores, mas não há transparência sobre a operação da companhia."
Há um ano, o jornal O Globo informou que a empresa estava em busca de um sócio-investidor, missão dada ao banco BTG Pactual -que, no entanto, não teve sucesso na empreitada, uma vez que as maiores interessadas, as empresas de turismo, ainda estão se recuperando do baque da pandemia.
A disposição dos irmãos Soares Madureira era vender 30% do negócio a US$ 100 milhões (R$ 490 milhões). Em 2022, a 123milhas faturou cerca de R$ 5 bilhões.
DÍVIDAS COM O FISCO SOMAM R$ 56,5 MILHÕES - Em dívidas fiscais, a empresa soma R$ 56,5 milhões (sendo R$ 41,6 da 123milhas e R$ 14,8 milhões da HotMilhas). Do total, a maior dívida é com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no valor de R$ 34,3 milhões.
De acordo com o advogado especialista em recuperação judicial Filipe Denki, da Lara Martins Advogados, dívida fiscal não se sujeita à recuperação judicial.
"É condição para se obter a concessão da recuperação a apresentação da certidão negativa tributária ou positiva com efeito negativo, após a aprovação do plano de recuperação judicial", afirma Denki.
Nestes casos, segundo ele, a lei prevê condições especiais para o tratamento do crédito tributário, com parcelamento, por exemplo.
Na opinião de Denki, quando a empresa decidiu suspender a venda de passagens e pacotes promocionais em 18 de agosto, já sabia que iria entrar com o pedido de recuperação judicial, 11 dias depois.
"Fatos geradores ocorridos antes do pedido de recuperação judicial são todos sujeitos à recuperação judicial", afirma.
Fundada em 2016 em Belo Horizonte pelos irmãos Ramiro Julio e Augusto Julio Soares Madureira, a 123milhas também é dona da Maxmilhas, adquirida em janeiro deste ano.
A operação cresceu rápido e, em 2021, a empresa se tornou o maior anunciante do país, com aporte de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário. No ano passado, de acordo com o ranking Agências &
Anunciantes, anuário publicado pelo jornal Meio & Mensagem, a 123milhas foi o segundo maior anunciante, com investimentos de R$ 1,28 bilhão.
Para especialistas, o erro da 123milhas foi seguir os passos do Hurb (antigo Hotel Urbano) e dar início, durante a pandemia, à venda de passagens e pacotes "flexíveis" (sem data definida e, por isso, mais baratos).
O modelo de negócios é considerado de altíssimo risco, uma vez que não é possível prever os preços das passagens. A disparada no preço dos bilhetes teria sido um dos pilares da crise financeira da companhia, segundo a própria 123milhas.
AS DÍVIDAS DA PLATAFORMA DE TURISMO
Débitos apresentados no pedido de recuperação judicial
Classe de credores - 123milhas - Art Viagens/HotMilhas - Total - Números apresentados na RJ
Classe 1/trabalhista - 13.349.708,40 - 3.027.076,00 - 16.376.784,40 - 16.711.712,32
Classe 3/quirografários - 1.518.163.525,96 - 669.381.410,20 - 2.187.544.936,16 - 2.190.146.732,84
Classe 4/MPE - 17.014.896,20 - 931.908,62 - 17.946.804,82 - 19.796.281,09
Subordinado* - 82.070.000,00 - 0,00 - 82.070.000,00 - 82.070.000
TOTAL - 1.630.598.130,56 - 673.340.394,82 - 2.303.938.525,38 - 2.308.724.726,25
*dívida relacionada aos donos
Fonte: 123milhas e DeltaFolha
VEJA AQUI A LISTA DOS 50 MAIORES CREDORES
Posição - Credor - Classe - Valor em R$
Fonte: 123milhas
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