Brasil

Queda de helicóptero dos Bombeiros mata seis em Minas Gerais

Folhapress | 12/10/24 - 11h57
Reprodução

Seis pessoas morreram na queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto (MG). A aeronave fazia atendimento a outro acidente aéreo na região, a queda de um avião monomotor, que deixou um morto. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais diz que perdeu o contato com o helicóptero Arcanjo 4 no fim da tarde de sexta-feira (11).

As buscas começaram imediatamente, com o apoio de 84 profissionais, cães de busca e outras aeronaves. Após 12 horas, o helicóptero foi encontrado em uma serra íngreme na região de Ouro Preto. Os seis tripulantes - quatro bombeiros militares, um médico e um enfermeiro- "foram encontrados sem vida junto aos destroços da aeronave", disse a corporação.

"Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto", escreveu em rede social o governador Romeu Zema (Novo). O monomotor, que era usado para pulverização agrícola e combate a incêndios, havia caído no mesmo dia no distrito de São Bartolomeu, a cerca de 20 quilômetros do centro de Ouro Preto.

A aeronave pegou fogo após a queda. O piloto morreu. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião pertencia à Aeroterra Aviação Agrícola e estava em situação normal. Era do modelo AT-502B, da fabricante Air Tractor, com capacidade para apenas um passageiro. Foi fabricado em 2021. O helicóptero usado pelo Corpo de Bombeiros também está regularizado na Anac. Era um BK-117 C2 da fabricante Eurocopter, fabricado em 2013, segundo os dados da Anac. Tinha capacidade para 11 passageiros. A Aeronáutica informou que investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) lotados no no Rio de Janeiro foram acionados para dar início às investigações envolvendo as duas ocorrência