A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar as causas do acidente aéreo com 62 pessoas a bordo, na tarde desta-sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, encaminhou agentes ao local para iniciar o trabalho de perícia.
LEIA TAMBÉM
Alguns especialistas ouvidos pelo G1 apontam um estol, que é quando a aeronave perde a aerodinâmica e sustentação de voo, como uma das possibilidades de causa do acidente aéreo.
“A gente vê nas imagens que o avião tem algum problema de controle, porque ele não conseguia mais se sustentar. Pela imagem, está em estol, ou seja, perdeu a sustentação. Ela precisa de uma velocidade mínima para que consiga manter a sua sustentação no ar”, disse Geraldo Portela, especialista em gerenciamento de risco e segurança, em entrevista ao G1.
Alguns pilotos ainda relataram à reportagem que o estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas. Segundo os pilotos, na rota da aeronave que caiu na tarde de hoje havia essa formação.
Em nota, a Polícia Federal disse que especialistas serão enviados ao local da queda para acompanhar as apurações.
"Serão enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações", diz o texto.
+Lidas