Quatro pessoas foram presas, nessa terça-feira (4), por integrarem uma quadrilha especializada em lesar idosos, promovendo troca de cartões e obtendo senhas das vítimas. Estima-se que mais de 50 pessoas foram vítimas da quadrilha, desde o final do ano passado.
LEIA TAMBÉM
As prisões foram comandados pela Gerência de Inteligência Policial (Ginpol), da Polícia Civil de Alagoas, pelos delegados Thales Araújo e Daniel Mayer, e são mais uma operação no combate a organizações criminosas de outros Estados que tentam atuar em Alagoas. Dos presos, três foram detidos na cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas, e um foi localizado em Petrolina, Pernambuco.
Conforme apurado pela Polícia Civil, a organização, oriunda de Petrolina, interior de Pernambuco, era especializada em lesar, especialmente, pessoas idosas, percorrendo vários estados, inclusive Alagoas, Pernambuco, Bahia e Paraíba. As ações do grupo criminoso ocorriam principalmente nos finais de mês, época de pagamento de aposentados, quando há grande concentração de aposentados nos caixas eletrônicas e agências bancárias.
Com variadas modalidades de golpes, a organização criminosa usava de vários subterfúgios que permitiam obter as senhas das vítimas, promover a troca de cartões e, de posse dos cartões das vítimas e das senhas, usavam maquinetas de propriedade do grupo, para subtrair dinheiro das vítimas. As maquinetas foram apreendidas.
As investigações descobriram também que a quadrilha monitorava as vítimas e aguardava aquelas que iriam realizar saques para, no momento da retirada do dinheiro, distrair os idosos enquanto um dos criminosos retirava o dinheiro na "boca do caixa". Os presos estão, agora, à disposição da Justiça.
+Lidas