Quase quatro mil alagoanos já deram entrada on-line na primeira habilitação

Publicado em 07/12/2020, às 16h24
Lays Peixoto/Assessoria Detran AL
Lays Peixoto/Assessoria Detran AL

Por Assessoria Detran AL

Desde o final de outubro, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançou mais um serviço inovador para facilitar o atendimento à população: a abertura do processo de primeira habilitação pelo site (detran.al.gov.br). Com a novidade, o candidato pode dar entrada no processo no conforto de casa e sem precisar se deslocar ao atendimento presencial.

Até esta segunda-feira (07), 6.952 usuários deram início ao processo de primeira habilitação, e desses, 3.731 realizaram o serviço de forma on-line, número que superou a quantidade de atendimentos presenciais para o mesmo serviço.  A emissão das guias on-line também foi um recorde -  4.963 guias foram emitidas.

O novo serviço disponível no site veio para ampliar a quantidade de procedimentos on-line já oferecidos pelo Detran de Alagoas. Hoje, o portal conta mais de 40 serviços que contemplam todas as áreas do órgão.  Segundo o chefe de controle de condutores do Detran/AL, Wilton Costa, esse novo procedimento é mais uma das etapas do "Automatiza Detran", projeto realizado com o apoio da gestão e outros setores operacionais para proporcionar maior acesso e praticidade aos serviços oferecidos pela autarquia.

Apesar do procedimento ter ficado mais fácil, a segurança e proteção aos dados do usuário não foi deixada de lado. De forma inovadora no Brasil, o novo sistema foi construído em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para garantir a checagem eletrônica de algumas informações inseridas pelo candidato. Os dados informados precisam estar compatíveis com a base do Instituto de Identificação.

Para abrir seu processo de primeira habilitação sem sair de casa, o candidato deve acessar o site do Detran/AL, selecionar a aba de “Serviços”, “Habilitação”, “Guias para Pagamento” e “1ª Habilitação”. Lá, ele preencherá seus dados pessoais, como RG, endereço residencial, e-mail, telefone, categoria(s) pretendida(s) e opção se deseja exercer ou não atividade remunerada ao volante. Após isso, deve seguir o passo a passo indicado.

Gostou? Compartilhe