Os apaixonados por música clássica têm duas excelentes opções de programação na quarta-feira (29/05): os concertos do projeto Quartas Eruditas e Quarta Sinfônica, ambos realizados por meio de parcerias com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e com apresentações gratuitas.
LEIA TAMBÉM
Às 15h, a Camerata Ero Dictus dá início à segunda apresentação deste ano no projeto Quartas Eruditas. Com direção artística do maestro Max Carvalho, coordenação vocal de Douglas Nascimento e instrumental de Jordão Santos, o grupo irá apresentar composições eruditas e populares em duo, trio e com a formação completa.
No repertório, estão Minuet in G - Ludwig van Beethoven; Sururu na Cidade - Zequinha de Abreu; Wiegenlied - Franz Schubert; Pavane - Thoinot Arbeau; Gloria RV 589 - Antonio Vivaldi; Gratias agimus tibi; Domine Deus, Rex coelestis; Domine Fili unigenite; Qui tollis peccata mundi; e Quoniam tu solus Sanctus.
O projeto Quartas Eruditas está em seu quinto ano com o objetivo de propagar a música de concerto e contribuir com a formação de plateia no estado. O público alvo são estudantes da rede pública de ensino, que têm lotado a sala de apresentação, porém o concerto é aberto gratuitamente ao público em geral.
Grupos de escolas e instituições sociais devem agendar a ida ao concerto pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].
Este ano, serão realizados oito concertos, de abril a dezembro, sem contar com o mês de julho por conta do recesso escolar. A maioria ocorre na última quarta-feira do mês, com exceção para os meses de junho e dezembro, quando as apresentações se dão na segunda quarta-feira do mês para não coincidir com os festejos juninos nem com as celebrações de fim de ano.
O Quartas Eruditas é fruto de uma parceria entre a Diteal e o Instituto de Cultura Ero Dictus, presidido pelo professor Benedito Pontes e que tem como consultora a pianista Orieta Feijó, além de Selma Britto, Max Carvalho e Elvira Rebelo. O projeto já recebeu mais de sete mil crianças na plateia.
Já o projeto Quinta Sinfônica estreia este ano, na quarta-feira (29/05), a partir das 20h, no palco do Teatro Deodoro. Com repertório baseado na obra de um dos maiores ícones da música popular brasileira, o Corufal, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, apresenta o concerto Certas Canções, homenageando Milton Nascimento.
“É com muita satisfação que mantemos a nossa parceria com a Ufal para dar oportunidade aos músicos do Coro e da Orquestra da universidade se apresentarem no palco do Teatro Deodoro e ao público de ver os concertos gratuitamente. O projeto exitoso vem cumprindo seu papel ao longo dos anos e estreamos com a certeza de que teremos mais uma temporada de sucesso”, afirmou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.
Com 57 integrantes no palco e regência de Moisés Victor, o coro vai apresentar 12 músicas de Milton Nascimento. Canções que acompanham gerações há décadas, como Cio da terra; Fé cega, faca amolada; Maria Maria; Coração de estudante; Canção da América e muito mais.
Segundo Moisés Victor, a escolha do repertório começou em julho do ano passado. “Quando comecei a reger o coro pensei em preparar um repertório que fugisse um pouco do erudito, que ressaltasse nossa música popular brasileira. Fiz a maioria dos arranjos, mas também temos alguns parceiros como Samuel Kerr”, disse.
O Corufal terá um convidado especial: o Coro infantil do Centro Educacional Francisco de Assis (Cefa), com regência de José Manoel da silva Júnior. Os pequenos vão apresentar Canção da América, de Milton e Fernando Brant, com arranjo de Edu Morelenbaum.
A entrada é gratuita, só que para assistir ao concerto, os interessados têm que chegar um pouco mais cedo para pegar seus convites. A partir das 19h, os ingressos serão entregues na bilheteria do Teatro Deodoro.
Este ano, os concertos do Quarta Sinfônica terão como protagonistas o Corufal e a Orquestra Sinfônica Universitária (OSU). Até 2018, o projeto apresentava a OSU como a grande atração e o coro era sempre convidado especial. Agora, os dois equipamentos farão apresentações solo e, em datas especiais, os dois estarão juntos no palco.
Mudanças
O projeto Quinta Sinfônica, que existe desde 2011 por meio de uma parceria entre a Diteal, Secult e Ufal, agora se chama Quarta Sinfônica, integrando novo projeto da Diteal para dinamizar a quarta-feira no palco do Deodoro, ao alternar as apresentações entre os projetos Teatro Deodoro é o Maior Barato, Quarta Sinfônica e concertos da Orquestra Filarmônica. O objetivo da parceria continua o mesmo: oferecer concertos gratuitos à comunidade, na última quarta-feira do mês ou, excepcionalmente, na penúltima, fortalecendo a música de concerto e contribuindo com a formação de plateia no estado.
+Lidas