No início da fase decisiva, que define o classificado para a Série C de 2017, Ituano-SP e CSA mediram forças na tarde deste sábado, 27, no Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP. A partida, que foi válida pelo jogo de ida das quartas de final da Série D, teve início às 16h. O Azulão conseguiu o triunfo por 2 x 1. O meia Bismarck abriu o placar para o time marujo no começo do duelo, e na 2ª etapa, Jônatas Obina ampliou. No finalzinho, Marcão descontou para a equipe da casa. A Rádio Pajuçara FM 103,7 Maceió e o portal TNH1 transmitiram o duelo.
LEIA TAMBÉM
Com o resultado, a equipe alagoana ficou a um empate de conseguir a classificação para a terceira divisão nacional. Além da igualdade no marcador, o CSA poderá perder pelo placar de 1 x 0, que se garante na Série C da temporada que vem. Para o Galo subir de divisão, o time precisa de uma vitória por dois gols de diferença, ou então, um triunfo por um gol, sendo 3 x 2, 4 x 3, em diante. O resultado de 2 x 1 para a equipe paulista, leva a decisão para as penalidades. O rubro-negro e o azulino voltam a se encontrar no dia 04, às 16h, no Estádio Rei Pelé.
O jogo
Primeiro tempo
O Galo de Itu iniciou o jogo dando trabalho para a zaga azulina. Aos 2 minutos, o meia Igor cobrou falta e Léo desviou de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. Em seguida, Peri bateu um tiro livre de longe e Jeferson defendeu de forma segura no centro da meta. O CSA chegou com perigo aos 10 minutos com o meia Washington. O camisa 11 recebeu na entrada da área e finalizou no ângulo direito do goleiro Fábio, que se esticou para espalmar a redonda.
O Azulão vinha adiantando a marcação e encurralando o time da casa. Aos 12", o ataque da equipe do Mutange foi eficiente, e assim, abriu o placar no Estádio Novelli Júnior. O atacante Jônatas Obina foi até a linha de fundo e deu um passe rasteiro para trás, Bismarck dominou e arrematou para o fundo das redes do Ituano-SP. O gol deu tranquilidade ao time azulino, que por conta do gol marcado fora de casa, já adquiriu uma boa vantagem para o duelo em Maceió.
Aos 31", a equipe rubro-negra quase iguala o marcador com um golaço. Claudinho fez cruzamento da esquerda, Igor dominou dentro da área, deu um chapéu em Rayro e chutou forte para o gol. A bola triscou o travessão e se perdeu para fora das quatro linhas. Três minutos depois, o meia Igor foi lançado pela direita e desabou na grande área. O árbitro não foi na dele e mandou seguir. O Ituano-SP tentava assustar o time marujo, que não se apequenava, e respondia com frequência.
Os jogadores do clube paulista estavam simulando algumas faltas na reta final da primeira etapa, porém o "dono do apito" não estava caindo na deles. O CSA conseguia desempenhar um bom futebol e os atletas azulinos trocavam passes pelo meio-campo. Sem criar grandes oportunidades, o Ituano-SP buscava levantar a bola para a área do rival, mas sem sucesso. Após dois minutos de acréscimos, o árbitro Rodolpho Toski Marques encerrou a parte inicial do confronto.
(Crédito: Cortesia Leonarly Ricitelly)
Segundo tempo
Os times retornaram sem nenhuma alteração. Logo no segundo minuto, o lateral-esquerdo Rayro realizou cruzamento para a área e Jônatas Obina, de cabeça, colocou a bola dentro da meta do goleiro Fábio. Porém, o auxiliar de arbitragem assinalou impedimento do camisa 19 e o gol foi anulado. Insatisfeito com a atuação de Claudinho, o técnico Tarcísio Pugliese sacou o atacante para colocar Guilherme, que estava tendo o nome gritado nas arquibancadas do Estádio Novelli Júnior.
O Azulão quase marcou o segundo gol aos 14 minutos. O lateral-direito Denílson avançou, tabelou com Obina e finalizou por cima da trave paulista. Três minutos depois, o meia-atacante Morato experimentou de fora da área, mas a redonda saiu à esquerda do gol de Jeferson, que caiu no gramado para receber atendimento médico. O duelo teve muitas paralisações durante a metade da segunda etapa, e assim, o time marujo era o mais beneficiado.
O jogo seguiu morno até os 30 minutos, quando Jônatas Obina tratou de colocar mais um tempero no encontro em Itu-SP. O atacante aproveitou cruzamento de Cleyton pela direita e desviou para o gol rubro-negro, e desta vez, não foi anulado. Após a diferença de dois gols, o time marujo montou um esquema compacto para administrar o placar nos minutos finais. A torcida azulina presente no Estádio Novelli Júnior comandava a festa nas arquibancadas.
Aos 45 minutos, o meia Marcelinho, que entrou no decorrer do confronto, cruzou para a área, o grandalhão Marcão subiu mais alto que a zaga do CSA e cabeceou com força, a bola bateu na trave e voltou nas costas do goleiro Jeferson, que não pôde evitar que ela entrasse em seguida. Após seis minutos de acréscimos, o árbitro paranaense deu por encerrado o duelo e o time alagoano jogará em Maceió com boa vantagem para garanti o acesso à Série C.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro – Série D (Quartas de final – jogo de ida)
Jogo: Ituano-SP 1 x 2 CSA
Gols: Ituano (18-Marcão aos 45" do 2T) e CSA (10-Bismarck aos 12" do 1T e 19-Jônatas Obina aos 30" do 2T)
Local: Estádio Novelli Júnior, Itu-SP
Data: 27/08 (sábado)
Hora: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliar 1: Ivan Carlos Bohn (PR)
Auxiliar 2: Luciano Roggenbaum (PR)
Ituano-SP
1-Fábio
2-Arnaldo
3-Léo
4-Airton
6-Peri
5-Guly
7-Simião (20-Marcelinho aos 29" do 2T)
8-Morato
10-Igor
11-Claudinho (16-Guilherme aos 10" do 2T)
9-Rafael Martins (18-Marcão aos 21" do 2T)
Técnico: Tarcísio Pugliese
Banco Ituano-SP: 12-Wágner,13-Pacheco, 14-Michel, 15-Rodrigo Celeste, 16-Guilherme, 17-Aloísio, 18-Marcão, 19-Kenedy, 20-Marcelinho, 21-João Paulo e 22-Bassani.
CSA
1-Jeferson
2-Denílson
3-Leandro Souza
4-Douglas Marques
6-Rayro
5-Panda
8-Marcos Antônio
7-Cleyton (17-Katê aos 44" do 2T)
10-Bismarck
11-Washington (16-Jeferson Maranhense aos 28" do 2T)
19-Jônatas Obina (20-Thiago Chulapa aos 42" do 2T)
Técnico: Oliveira Canindé
Banco CSA: 12-Pantera, 13-Kelvin, 14-Leandro Cardoso, 15-Elizeu, 16-Jeferson Maranhense, 17-Katê, 18-Azul e 20-Thiago Chulapa.
LEIA MAIS
+Lidas