Se voar em um jatinho privado pode ser considerado algo para poucos, imagine fretar um avião de grande porte para viajar com exclusividade. Prática comum entre times de futebol, que costumam levar jogadores e equipe técnica para disputas, esse luxo pode custar até alguns milhões de reais, dependendo do destino.
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De acordo com Cláudio Brandão, gerente de atendimento da Pro Sky do Brasil, empresa especializada em fretamento aéreo, alugar um avião de grande porte tem diversas peculiaridades em relação às aeronaves menores.
"O fretamento de uma aeronave de grande porte é bem mais complexo em relação a jatos privados, pois entra a questão de capacidade do aeroporto de receber a aeronave", diz Brandão. O terminal pode não ter uma pista adequada para pouso ou registra um fluxo intenso de voos regulares.
Há também aeroportos mais movimentados que operam com slots, que são permissões especiais de pouso e decolagem. Neles, só é possível pousar em determinados intervalos de tempo autorizados, o que pode restringir o horário da viagem.
Custos - Segundo o executivo, o fretamento de uma aeronave de grande porte envolve diversas questões diferentes.
"Os custos envolvidos em um fretamento [de aviões de grande porte] incluem a locação da aeronave, tripulação, serviços de handling [prestadores de serviço em terra para apoio], autorizações para pouso e decolagem e, se for o caso, pernoite no aeroporto, além do combustível, que é o que mais impacta no custo total", afirma Brandão.
Esses valores oscilam, além da rota, de acordo com o tipo de avião que vai ser utilizado. Ele pode ser um widebody (modelos de fuselagem larga, com dois corredores e que comportam mais passageiros) ou narrowbody (que possuem a fuselagem mais estreita, geralmente, com apenas um corredor para circulação entre as poltronas).
Veja uma simulação de valores de fretamentos de três rotas:
São Paulo - Doha (para assistir à Copa do Mundo)
Opção 1
Opção 2
Belo Horizonte - Jericoacoara
Opção 1
Opção 2
Porto Alegre - Santiago (Chile)
Opção 1
Opção 2
Quem busca? - Segundo o executivo da Pro Sky no Brasil, fretamentos são bastante procurados para eventos, viagens de incentivo, turnê de bandas e por equipes esportivas.
Segundo ele, há vantagens no fretamento de grandes aviões. Pode fazer uma rota não oferecida regularmente, evitando conexões. Quando o grupo todo está no mesmo voo podem ser reduzidas despesas com hospedagens e traslados, além de a viagem ser realizada nos horários mais adequados.
Quem vai operar o voo? - Apenas companhias aéreas certificadas e autorizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) podem operar os voos. Empresas como a Pro Sky realizam a contratação daquelas que estão disponíveis no mercado e, também, de outras questões envolvendo a viagem, fazendo toda a parte contratual com os clientes.
Quem pode voar? - As regras para os voos fretados em grandes aviões comerciais são as mesmas da aviação comercial regular. Sempre antes dos voos, é necessário que a lista com os nomes dos passageiros seja enviada para a companhia aérea, assim como em um voo regular, segundo o gerente da Pro Sky.
Essa lista, entretanto, não é tão rígida, havendo uma certa flexibilidade para que sejam feitas alterações nos nomes dos passageiros .
Junto a isso, a regra de produtos permitidos a bordo é a mesma de todos os outros aviões, não sendo permitido levar nenhum item proibido só porque o avião é exclusivo.
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