Maceió

Qual a diferença entre VLT e BRT ? Entenda

TNH1 | 05/07/24 - 13h45

A Prefeitura de Maceió anunciou nessa sexta-feira, 05, a implantação de um BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em cerimônia realizada no bairro Eustáquio Gomes.

Mas afinal, o que é um BRT? Qual a diferença para o VLT, que já existe na capital alagoana? As informações são da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo – USP e sites especializados.

►O BRT é um sistema de transporte urbano com ônibus, mas com consideráveis melhorias na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais que resultam em uma melhor qualidade do serviço.

No BRT o ônibus circula pelas ruas por uma canaleta única e exclusiva para ele, ao contrário dos trens e trilhos que requer uma implementação mais complexa.

Outra vantagem é capacidade, que é maior do que a dos ônibus comuns, devido às duas articulações que possibilitam transportar em torno de 300 passageiros. Assim como a velocidade operacional, também superior às linhas convencionais, devido ao embarque ser antecipado.

► Já o VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, que hoje faz o percurso Bebedouro – Lourenço de Albuquerque, é uma composição ferroviária com trilhos de superfície que precisa de energia elétrica. É uma nova versão dos antigos bondes urbanos.

Outro ponto positivo do VLT são as modernas instalações dos trens que proporcionam maior conforto para os passageiros do que os tradicionais ônibus, trens e metrô,

por ser mais rápido e mais eficiente que os ônibus tradicionais. Basicamente pode-se dizer que BRT são ônibus de grande capacidade que operam em faixas segregadas na superfície.