por Deisy Nascimento
O tema de hoje no blog é algo que acontece de forma bem comum, mas nem sempre os tutores percebem, o cão estressado. Mas quais os sinais que levam a crer que ele está bem estressado e pode até se tornar um cão reativo? Vamos saber agora!
LEIA TAMBÉM
Bom, falta de caminhada diária, animal preso em corrente, confinado em gaiola, sem colocar pra fora aquela energia que é comum no bichinho de estimação leva a algumas atitudes por parte dele como a ansiedade e o estresse e o tutor precisa ficar atento e tentar mudar essa realidade para melhorar a qualidade de vida do bichinho.
Conheça alguns sinais que levam a crer que o cão pode estar ansioso ou estressado:
1 – Lamber as patas: ficar diariamente tendo esse comportamento pode se tornar incomodo tanto para o pet quanto para o tutor. Com esse lambe lambe todo, o cão pode até causar perda de pelo, dermatite, fungos ou ferimentos nas patas.
2 – Zoomie – sabe quando o cãozinho sai correndo de um lado para o outro da casa? Pois é, isso é energia acumulada e ele está extravasando a sua energia.
3 – Chacoalhar – Os doguinhos chacoalham para tirar a água dos pelos, mas também podem chacoalhar para aliviar o estresse e relaxar o corpo.
4 – Roer – É instintivo do cachorro e decepe estiver ansioso e frustrado essa é uma das primeiras coisas que ele fará. Caso ele esteja bem ansioso é provável que ele comece a morder móveis como sofá, sandálias, sapatos e outros itens. Principalmente se quiser chamar atenção.
5 – Latir – o latido é uma forma do pet se comunicar e não deve se totalmente suprimido. Porém quando o cachorro late demais, para tudo e todos, esse éum grande sinal de um cachorro ansioso, estressado e que não está tendo suas necessidades atendidas.
Atenção! Caso seu pet reúna todos estes sintomas procure um médico veterinário para mais orientações e tratamentos.